• Concer pode perder a concessão para explorar trechos da BR-040

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2018 12:10

    Estudos para novas concessões dos trechos da BR-040 administrados pela Concer já estão sendo feitos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A informação dada pelo órgão na segunda-feira, depois de representantes do MercoSerra entrarem também na briga por uma solução para os problemas enfrentados na Serra, seja pelos problemas que a estrada apresenta, pela obra de construção do túnel ou pela interdição do trecho próximo ao Contorno. 

    Só em Petrópolis, mais de 14 mil estabelecimentos entre indústria, comércio e prestadores de serviços são afetados diretamente pelas péssimas condições da rodovia, em recebimento de matéria prima e escoação de produção, além dos 1,6 milhão de turistas que a cidade recebe anualmente. Mas, esses números são ainda maiores quando somados aos prejuízos das outras duas cidades que integram o MercoSerra: Teresópolis e Nova Friburgo. Por isso, agora, a agência também trabalha para fazer com que a concessionária cumpra suas obrigações. A ideia é unir todas as forças com as entidades civis.

    “Hoje temos uma Serra completamente deficiente e que traz um prejuízo muito grande para a economia da região. Então vamos trabalhar para resolver essa situação. Destacamos três pontos para a ANTT: um sobre a obrigatoriedade de manutenção na estrada, o que não vem sendo feito. O segundo sobre a retirada do posto da Polícia Rodoviária Federal, com a obrigatoriedade de fazer outro, mas que não foi feito pela Concer. E por último, o fato de a concessionária nunca ter cumprido a obrigatoriedade de sinalizar na rodovia as áreas de gastronomia e hotelaria próximas à estrada”, destaca o presidente do MercoSerra, Luiz Fernando Gomes.

    Durante reunião entre as duas agências, o coordenador de Exploração de Infra Estrutura Rodoviária, Carlos Frederico Freire Peixoto e a engenheira Simone Gleizer, da ANTT, concordaram que, apesar da Concer alegar desequilíbrio financeiro, isso não se justifica, já que existe a cobrança de pedágio. O órgão informou ainda que aplica um alto volume de multas e autos de infração contra a concessionária.

    De 2015 a 2017, segundo a ANTT, foram aplicados 900 Termos de Registro de Ocorrência e 44 Autos de Infração, além de multas moratórias diárias. Além da Concer, também estão sendo realizados estudos para novas concessões de trechos operados pela CRT e Nova Dutra, que vencem em 2021, mas estuda-se, inclusive, possibilidade do trecho da Concer ser feito em separado.

    Segundo Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento de Petrópolis e tesoureiro do MercoSerra, que também participou da reunião com a ANTT, as melhorias no acesso ao município são fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade e medidas precisam ser tomadas urgente. “A rodovia faz parte do crescimento e fortalecimento da economia de Petrópolis. Há anos sofremos com as más condições da Serra. Em 2015 participei de uma audiência pública em Brasília e ainda nada foi feito”, avalia.

    Além do presidente e tesoureiro do MercoSerra, também participaram da reunião com a ANTT, André Luiz Alves, secretário da agência, Jorge de Botton e Fernando Varella, do Novamosanta, e Silvia Guedon, executiva do MercoSerra.

    Últimas