• Comunidade da 24 de Maio receberá praça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/05/2016 12:00

    O prefeito Rubens Bomtempo visitou as obras de instalação de uma praça no início da Rua 24 de Maio, no Centro, no local onde funcionava uma Unidade de Proteção Comunitária (UPC). Na nova praça, haverá um espaço de convivência, com mesas com tabuleiros de dama e uma academia para a prática de atividades físicas.

    “Fico feliz em devolver este espaço para a comunidade, já que era uma reivindicação antiga dos moradores ter uma área de convivência. Mas, ao mesmo tempo, fico triste com o fim do projeto das UPCs em Petrópolis. Um projeto que foi abandonado pelo governo do Estado e que colocaria a Defesa Civil ainda mais perto das comunidades”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, ao lado do presidente da Comdep, Leonardo França.

    Desde dezembro de 2015, as dez UPCs instaladas em Petrópolis para aproximar a Defesa Civil das comunidades estão sem uso, já que o governo do Estado não renovou o contrato com a empresa responsável pelos módulos. Na 24 de Maio, o espaço chegou a ser invadido e, segundo denúncias, estava sendo utilizado por usuários de drogas.

    As dez UPCs de Petrópolis foram instaladas em 2013 pelo governo do Estado, com o objetivo de fomentar a prevenção de desastres das chuvas. Desde então, os cerca de 40 agentes comunitários contratados pelo Estado vêm sendo capacitados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para atuar nas comunidades, orientando os moradores e participando de ações de sensibilização sobre os perigos das chuvas.

    A unidade da 24 de Maio foi a primeira a ser desmontada pela Comdep. As outras nove também serão desmontadas: Alto da Serra, Dr. Thouzet, Duques, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

    Últimas