• Comsaúde cria comissão para acompanhar a formação dos Conselhos Locais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/05/2019 09:00

    A criação dos Conselhos Locais de Saúde foi pauta da última reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), na terça-feira (28). Na ocasião foram apresentadas as duas organizações já formalizadas nas comunidades Primeiro de Maio (Madame Machado), em fevereiro, e Amazonas (Quitandinha), no último dia 18 de maio. Durante a reunião, foi apresentada a resolução que estabelece a comissão que vai acompanhar as organizações nas comunidades e ainda ampliou o número de cadeiras do Conselho, que de 24 e passa a ter 32 lugares para aumentar representação da sociedade no órgão.

    Leia também: Defensoria Pública determina que Prefeitura contrate leitos de pediatria em hospitais particulares

    Foi anunciada a próxima região a formalizar o Conselho Local de Saúde, que será estabelecido no Sargento Boening. Assim como nas duas primeiras localidades, será organizado um fórum para a votação da comissão de moradores que representarão a entidade. A instituição dos conselhos locais visa promover a melhoria da qualidade de vida nas regiões de abrangência. Apesar de atuar diretamente com a unidade de saúde da região, o conselho atua para o avanço de outros serviços, que afetam diretamente o dia a dia das comunidades. “É muito importante que haja essas organizações locais, que atuem em conjunto para a melhoria dos serviços em cada localidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    Os conselhos locais contam com a participação direta da população e terão atuação em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) na busca pela melhoria da oferta dos serviços públicos em cada região de origem. A implantação do Conselho Local de Saúde segue a determinação de lei municipal que autoriza a criação dos órgãos. “Os conselhos locais serão de grande importância para que conheçamos mais de perto, as demandas de cada localidade”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

    A implantação de cada Conselho Local de Saúde conta com apoio da Fiocruz, que contribui para a elaboração dos diagnósticos das regiões. O objetivo é promover um estudo das questões de maior impacto para a melhoria da qualidade de vida em cada localidade onde a criação do Conselho Local é sugerida. Além de atuar nas comunidades de Primeiro de Maio, Amazonas e Sargento Boening, também estão sendo feitos os diagnósticos das regiões do Batalhard, Boa Esperança, Castelo São Manoel, Vila Rica e Carangola, que futuramente implantarão suas representações locais.

    “Os conselhos locais são de fundamental importância para garantir a participação da sociedade civil nas decisões e elaboração da política pública de saúde, principalmente no que diz respeito à prestação de serviço nas comunidades. Aprovamos a resolução, criando de forma permanente a comissão dos conselhos locais, para acompanhar a formação dos próximos conselhos”, frisa o presidente do Comsaúde, Rogério Lima Tosta.

    Últimas