• Como enfrentar o estresse e a ansiedade na hora do Enem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2019 19:18

    Os 5.824 inscritos para a próxima etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se distribuirão amanhã por 13 locais onde os exames de Ciências da Natureza e Matemária, que serão aplicados em Petrópolis, amanhã. A partir das 12h, os portões de todos os locais onde serão aplicadas as provas estarão abertos e fecharão criteriosamente às 13h. Durante cinco horas os candidatos responderão as questões. E o bom desempenho dos candidatos não dependerá apenas do quanto eles se dedicaram aos estudos, mas principalmente de como estão preparados emocionalmente.

    Para o diretor de um dos cursos especializados da cidade, Fábio Rodrigues, o cuidado com a saúde mental dos alunos é um dos fatores que vai influenciar nos resultados e evitar que desistam do exame. “Temos um programa de estudo que oferece maior preparo emocional para os alunos, com prática de exercícios de yoga, relaxamento, além de trabalhar a consciência sobre a profissão escolhida pelo estudante”,ressalta Fábio.

    A prática dos exercícios de relaxamento também tem contribuído para que os alunos não se deixem levar pelos efeitos da ansiedade e estresse. “O cuidado com a saúde mental é muito importante. Por mais que se passe pela pressão, que sabemos que existe em torno da prova, é necessário ter o controle”, diz a estudante Raissa Castilho, de 17 anos, que junto com as amigas, passou as últimas semanas em estudo intenso. Outra candidata, Cláudia Odilho, de 19 anos, destaca que neste momento, depois de ter se preparado ao longo de todo o ano, tem que ter calma. “Esse é o momento de relaxar.

    O que tinha que ser feito, foi feito”, diz a candidata. Apesar de o exame ser aplicado aos domingos, quando se espera menor movimento do trânsito, a movimentação para o deslocamento dos candidatos para diferentes locais de prova, provoca trechos de retenção no tráfego da cidade. “Na primeira etapa vimos pessoas que quase perderam a prova por conta do trânsito”, disse uma das candidatas, Camila Guimarães, de 18 anos. Apesar da grande movimentação causa pelo deslocamento para os locais de aplicação das provas, as empresas de ônibus não mudarão o cronograma de funcionamento amanhã. 

    Últimas