• Como criar um hábito de rotina para crianças?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2020 16:18

    Podemos e temos todo direito de fazer várias críticas a modernidade, afinal ela nos pertence e nós pertencemos a ela. No entanto, precisamos reconhecer que ela nos trouxe um conforto nunca visto antes. É inegável a facilidade dos últimos anos, e quando digo últimos, falo de no máximo dez, oito anos ou menos. Sim, oito anos. Não precisamos ir muito longe para lembrar das locadoras, das horas que gastávamos para escolher um ou dois filmes para o final de semana. Os lançamentos precisavam ser reservados com antecedência e caso você esquecesse o DVD em casa e o prazo de devolução expirasse, era cobrado o dobro do valor. Com a locação de cerca de seis filmes atualmente pagamos nossas assinaturas com milhares de opções. Hoje se quisermos assistir alguma programação dificilmente precisamos aguardar; é muito simples acessar a internet e assistir antecipadamente. Ouvir nossa música favorita a hora que quisermos, nosso programa de televisão quantas vezes desejarmos. Não há necessidade de se criar uma rotina para o nosso laser se ele depender de tecnologia. 

    Lembro-me que na infância acordava extremamente cedo para assistir a programação de desenhos na TV Futura, seguida da TV Globinho; em seguida almoçava, tomava banho e me arrumava para escola. Uma rotina certeira de segunda a sexta. Ao conversar com meus amigos da geração dos anos 1990 compartilhamos da mesma rotina ou parecida. Com as variantes dos desenhos após o almoço para aqueles que estudavam pela manhã. Fato é que atualmente isso não se faz necessário. Caso uma criança queira assistir um desenho ela pode de forma simples assistir pelo celular no Youtube ou em alguma televisão Smart. A facilidade impede o hábito da rotina e quando ela se faz necessária para a vida escolar, se torna um desafio. 

    Essa liberdade, no entanto, não impede a organização que se faz necessária para evitar momentos de correria ou estresse infantil, mas que inicialmente depende dos pais. Pequenas atitudes podem facilitar o hábito de uma rotina para os pequenos, tendo sempre em mente que eles estarão sempre se inspirando na figura dos responsáveis. A organização do tempo e das atividades desde a primeira infância será de extrema importância para que eles se organizem no momento de efetuar suas próprias atividades e para quando tiverem seus compromissos. 

    Os pais que deixam a lancheira e a mochila organizada no dia anterior, conforme a criança for crescendo entenderá que isso faz parte de um hábito e levará como uma prática planejar o dia seguinte. Outro hábito excelente pode estar relacionado à alimentação. Com um horário regrado e locais fixos para fazer às refeições as crianças aprendem que existe uma rotina para tudo todos os dias. 

    Dessa forma estamos preparando crianças para viverem suas etapas de forma mais tranquila. A adolescência, sem dúvidas é um momento conturbado para todos e de muitas mudanças. Por isso, se na primeira infância os hábitos forem frequentes é provável que na adolescência se tenha muito menos trabalho para cobrar as entrega de trabalhos escolares, datas de testes e provas e até mesmo as notas, uma vez que eles estarão treinados a se planejarem. O planejamento e o hábito de rotina só têm a trazer benefícios para todas as etapas, até a vida adulta. É uma oportunidade para toda família rever conceitos, otimizar o tempo e até mesmo estreitar os laços. A rotina pode unir pessoas que se planejam para estarem juntas. 

    Últimas