Comércio local aposta em vendas nas redes sociais para o Dia das Mães
Para o comércio, a comemoração pelo Dia das Mães – segunda melhor data para a venda no varejo – começa algumas semanas antes. Neste ano, com as medidas de combate ao novo coronavírus, empresários estão se reinventando e apostando nas vendas online pelas redes sociais e entregas em casa. Para alguns, as novas exigências estão possibilitando a criação de novas soluções e o impulso nas vendas está dando bons resultados.
O fechamento temporário das lojas físicas acabou por criar oportunidade de diversificação no sistema de vendas da empresa Brownie do Tom. Com a quarentena, a empresária Caroline Rizzo decidiu criar um site para concentrar as vendas nesse período, e o resultado foi tão positivo que o novo canal de atendimento deve permanecer após o isolamento.
“A gente se surpreendeu. Nunca tínhamos postado tanto pelo dia das mães, por isso pode ser que não tenhamos percebido antes. Não sei se também por causa do distanciamento, mas têm sido feitos muitos pedidos”, contou a empresária. As entregas no município são feitas por motoboy ou carro particular. Mas pelo site, clientes do Rio de Janeiro também podem comprar e agendar a entrega. “Nós fechamos com um taxista, e o frete para o Rio de Janeiro é revertido para ele. Assim encontramos uma forma de ajudá-lo também nesse período”, contou.
Para auxiliar outros produtores locais, a Brownie do Tom reuniu itens diversificados nas cestas de presente para o Dia das Mães. Foto: Divulgação
Além dos tradicionais brownies, a Brownie do Tom passou a montar cestas com produtos locais, incluindo geleias, peças de cerâmica, buquês de girassol e até máscaras de proteção. “Juntamos produtos que conversassem com os nossos, e que tivessem qualidade, mas de produtores locais que não estavam conseguindo ter resultado nesse período. Todos abraçaram a causa”, contou Caroline.
No ramo da moda, outro exemplo de inovação nas vendas é a sapataria Lu Mendonça, que começou a investir em um site logo no início na quarentena. No entanto, com a aproximação do Dia das Mães, a empresa passou a investir também nas redes sociais. Uma das principais ferramentas é o aplicativo WhatsApp, através do qual as clientes podem escolher os produtos e tirar dúvidas. As entregas são feitas em casa, inclusive pelos Correios, dependendo da localidade.
“Nós estávamos vendendo online desde o início da quarentena. Mas demos uma impulsionada no Instagram e nas postagens por causa do dia das mães. E até nos arrependemos de não ter feito antes”, disse uma das vendedoras da loja.
O presidente Sicomércio, Marcelo Fiorini, tem percebido que, de modo geral, o comércio local tem conseguido impulsionar as vendas com as redes sociais e apostando em delivery. As lojas na Rua Teresa, especialmente, têm investido no Instagram como a principal plataforma para a venda, que tem um retorno muito bom para a moda.
“Estão tendo que se reinventar nessa situação, com a loja fechada, fazendo a entrega. Tem gente migrando para a plataforma digital. Muitos que não tinham nada estão criando um novo canal de vendas”, disse.