• Comércio e setor hoteleiro comemoram movimento durante os dias de carnaval

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/02/2016 08:00

    O setor hoteleiro, os restaurantes e até mesmo o comércio dos distritos comemoraram o movimento durante o período do carnaval. A média da ocupação hoteleira divulgada na última sexta-feira apontava cerca de 85% de ocupação para o período de 6 a 10 de fevereiro, mas em algumas pousadas esse número chegou a 100%. Quem passou por Itaipava, por exemplo, nesses dias enfrentou engarrafamentos na Estrada União e Indústria. O comércio no distrito ficou aberto durante o carnaval, com funcionamento também da Feirinha de Itaipava, que abriu na sexta-feira, dia 5, e vai funcionar até o domingo dia 14.

    Segundo o diretor administrativo da Feirinha, Álvaro Monteiro Dias, o aumento nas vendas não foi tão significativo quanto o esperado, mas para o período de crise e de queda acentuada das vendas, como foi verificado no mês passado, o saldo acabou sendo positivo. Para ele, manter o polo aberto durante esse período foi uma iniciativa fundamental, uma vez que no Centro Histórico o comércio fechou as portas de domingo a quarta. O diretor acrescentou que a Feirinha atendeu não só os turistas e visitantes que vieram para a cidade, como também o morador de Petrópolis, servindo como uma opção para as compras durante o feriado. O polo vai funcionar todos os dias até domingo e a expectativa é atrair mais clientes neste período. Mas Álvaro explicou que apesar de registrar movimento, a alta temporada para o comércio do local é durante o inverno, quando as vendas apresentam um aumento significativo. 

    Já o presidente do Sindicato de Hotéis, restaurantes, bares e similares (Sind Petrópolis), Germano Valente, destacou que o balanço do feriado ainda não foi fechado, mas já pode adiantar que o movimento foi excelente. “Os hotéis tiveram mais de 90% de ocupação e os hóspedes ficaram bem satisfeitos com o serviço oferecido e o clima tranquilo do carnaval de Petrópolis. Mais uma vez o fato de não ter programação na cidade foi um ponto positivo para atrair os turistas”, comentou, acrescentando que os restaurantes também comemoraram o movimento, tanto nos distritos quanto no centro da cidade.

    Quem concorda com a afirmação do presidente do Sindicato é a sócia da Pousada Paraíso, que fica na Estrada do Taquaril, Vanda Ferraz, que alcançou a taxa de 100% de ocupação. Segundo ela, as reservas foram feitas com antecedência e a maioria dos hóspedes optou pelo pacote do dia 5 a 10. Além disso, destacou que eles eram do Rio de Janeiro e de Niterói e queriam mesmo é fugir da festa carnavalesca. “Geralmente nessa época os hóspedes vêm em grupos de família ou amigos, mas também recebemos casais com criança”, contou. A pousada também recebeu visitantes que quiseram aproveitar o Day Use, pacote que dá direito a aproveitar o espaço durante todo o dia. “Nesse sentido, tivemos um bom movimento tanto de pessoas que vieram do Rio, quanto de moradores da cidade”, afirmou. 

    O movimento de carnaval na pousada vai até o fim de semana. De sexta a domingo, Vanda comentou que volta a ficar com 100% de ocupação. Passado o período da folia, ela adiantou que as reservas para a Páscoa, 27 de março, e para o feriado de Tiradentes, 21 de abril, já começaram a ser fechadas. 


    Últimas