• Começam os preparativos para a festa de São Jorge

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2016 08:25

    Na manhã de ontem começavam os preparativos para as barraquinhas da tradicional festa de São Jorge, na paróquia em que o santo é o padroeiro, no bairro Independência. As arrumações começaram há algumas semanas como a pintura da igreja. O mutirão de limpeza e manutenção acontece hoje e amanhã é o dia em que a imagem do santo é enfeitada. No dia 14 começou a novena, que terminará amanhã na matriz às 19h30. Para o fim de semana estão sendo esperados mais de 5 mil fiéis.

    A festa do padroeiro do estado do Rio de Janeiro conta com uma programação extensa, que envolve missas, apresentações culturais, almoço e festival de prêmios, além, é claro, das barraquinhas de comidas típicas que começam a funcionar amanhã a partir das 19h. Já nos dias 23 e 24 haverá ainda pescaria para as crianças e venda de artigos religiosos por todo o dia. 

    De acordo com o pároco da Matriz de São Jorge, Rodrigo Celso, que está à frente da paróquia há três meses, a festa já é comemorada há 15 anos, desde a sua fundação. Segundo ele, a comunidade relatou que em 2015 cerca de cinco mil fiéis foram até a igreja pedir a interseção do santo mártir. Para este ano, devido a extensa e diversa programação, a expectativa é ultrapassar essa margem. “Eu assumi agora, mas o povo fala que vem muita gente e está muito feliz com as atividades que teremos. A novena está sendo nas comunidades e durante os nove dias a capelinha passou pela comunidade. Com isso, achamos que a presença será atraída, pois as pessoas estão maravilhadas com a presença da igreja em suas casas. Papa Francisco tem falado sobre isso. Este é o ano da misericórdia e é muito gratificante e bonito ver a fé das pessoas”, afirmou o padre Rodrigo. 

    Segundo ele, o maior público é esperado na Missa dos Enfermos às 15h, onde também será servido o tradicional bolo. Padre Rodrigo ainda agradeceu aos paroquianos que se dedicam à festa e à população que doou e contribuiu para a realização. “Muito mais que a festa é a presença de Deus na vida de todos que passaram por aqui”, diz.

    Maria Aparecida, que mora no bairro e preparava os ingredientes para o início dos trabalhos na manhã de ontem, disse que depois que foi convidada nunca mais deixou de ajudar. “Há três anos ajudo na confecção das comidas. Fui chamada para participar pela minha tia que é devota e faz parte da organização”, conta.


    Trânsito 

    De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), quatro linhas vão operar no dia 23 para melhor atender os fiéis que desejam ir até a Igreja de São Jorge. A cada 20 minutos sairá um coletivo da rua Paulo Barbosa em direção ao Independência. Haverá uma modificação do ponto, que ainda não foi estipulada, devido à procissão. 

    A Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) e a Guarda Civil estarão no bairro neste sábado acompanhando a procissão e orientando os motoristas. 



    Programação 

    No dia 23 serão seis missas e as comemorações começam logo cedo com a alvorada às 6h. Nas missas serão abençoadas água, velas, imagens e acontecem às 7h, 9h, 11h, 13h30, 15h e 19h. Um almoço será servido das 12h às 15h e os ingressos, que podem ser adquiridos na secretaria e com colaboradores, custam R$ 15. A procissão será as 18h e mais cedo, às 17h, haverá apresentação cultural. O dia termina com a banda Alegrar Music, que se apresenta às 21h30.

    Domingo a primeira missa é às 8h e a última às 19h. Durante o dia o almoço será servido às 12h e às 15h é o festival de prêmios.



    Últimas