• Com ranking municipal, corredores de rua serão premiados em dezembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2018 11:04

    O ranking municipal dos corredores de rua vai premiar em dezembro os cinco atletas mais bem colocados no geral e por categoria – de acordo com a idade – somando os resultados de seis provas do calendário esportivo de Petrópolis. A principal novidade da modalidade para 2018 foi aprovada em janeiro pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) com o objetivo de valorizar os atletas da cidade e motivar a participação de mais pessoas nos eventos da cidade. O próximo evento que conta pontos para o ranking é a Petrópolis-Itaipava, que acontece no dia 16 de setembro.Os corredores podem acompanhar o resultado parcial através do site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

    No geral – categoria em que se encaixam os atletas de alto rendimento – as provas contabilizam 20 pontos para os primeiros colocados, 17 para quem terminar em segundo, 15 para o terceiro, 13 para o quarto e 10 para o quinto. Já na divisão por idade, são 10 pontos para o primeiro, 7 para o segundo, 5 para o terceiro, 3 para o quarto e 1 para o quinto. Até o momento, o atleta mais bem colocado no geralentre os homens é Guilherme Admilson, da equipe Panthers, que somou 37 pontos no geral nas três primeiras provas – Corrida do Trabalhador, XC Run e Etapa Tecno Day do Circuito Desafio. Entre as mulheres Isis da Costa Silva, da Jotaefe, lidera com 35.

    “A proposta da prefeitura busca valorizar os corredores de rua da cidade. Também buscamos estimular a prática da modalidade, que é considerada a mais democrática do mundo. Com o ranking municipal, mais atletas participam das provas aqui no município", garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

    Representantes das equipes de corrida de rua da cidade reconhecem a importância do ranking na valorização dos atletas, além de confirmarem que existe o aumento na procura pelos eventos que acontecem em Petrópolis. O treinador da BIO2, Mauro Pereira, explica que haviam desistências de atletas nas provas da cidade, já que não existia premiação para os vencedores. 

    “O objetivo principal do ranking é motivar os atletas a participar dos eventos do município. De uma maneira geral, também acredito que vai aumentar o número de participantes nas provas de Petrópolis. Desde o início do ano, eu e o Hingo já vínhamos conversando sobre a importância da criação dessa pontuação e acredito que ele fortalece o esporte na cidade”, disse Mauro.

    Filipe Bernardes, professor de educação física e responsável pela equipe FB Assessoria, explica que até mesmo os atletas amadores estão mais dispostos a lugar por um lugar no ranking municipal. “Aqueles que não são profissionais também estão motivados e também querem um lugar no pódio. É uma forma de incentivo muito grande. Espero que no final do ano a gente consiga colocar um representante da nossa equipe no pódio”, explica.

    Petrópolis-Itaipava: inscrições abertas

    Após ser adiada devida devido à crise de combustíveis no final do mês de maio, a Petrópolis-Itaipava segue com as inscrições abertas. A corrida será realizada no dia 16 de setembro, em um percurso de 15,7 quilômetros, com largada no Palácio de Cristal e chegada no Parque de Exposições. Até o momento, 350 pessoas confirmaram presença no evento, que vai contar pontos para o ranking municipal de corredores de rua. Os atletas podem garantir sua vaga através do site: papaleguas.org.

    A Petrópolis-Itaipava fez parte do calendário esportivo da cidade durante as décadas de 80 e 90, voltando a ser realizada em 2016. A prova oferece um percurso de 15,7 quilômetros, com largada na Rua Padre Siqueira, aos fundos do Palácio de Cristal. Os atletas vão passar pela Avenida Barão do Rio Branco, Rua Hermogênio Silva e Estrada União e Indústria, até o Parque Municipal, em Itaipava. Os organizadores esperam a presença de 500 corredores.

    Provas que valem pontos para o ranking neste ano

    01/05 – Corrida do trabalhador
    16/06 – XC Run
    22/07 – Etapa Tecno Day do Circuito Desafio
    16/09 – Petrópolis-Itaipava
    29/09 – Petrópolis Night Run
    21/10 – Corrida Master

    Últimas