Com denúncias diárias, Procon volta a notificar Correios por atraso nas entregas
O Procon Petrópolis voltou a notificar a Central de Distribuição dos Correios, na Mosela, obre o atraso nas entregas de encomendas. A superintendência estadual da empresa foi oficiada para regularizar a situação. Nas últimas semanas, o órgão de defesa do consumidor tem recebido reclamações diárias de consumidores. Além da Notificação de Investigação Preliminar entregue nessa quinta-feira (15), mais de 60 denúncias de atrasos de produtos essenciais foram entregues na unidade. No fim da última semana, a gerência da Central de Distribuição já tinha sido orientada a dar prioridade na entrega de produtos como medicamentos e insumos essenciais.
Na apuração feita pela coordenadora do Procon Petrópolis, Raquel Motta, na central de distribuição, a unidade de Petrópolis não tem recebido as encomendas de PAC e com siglas de rastreamento iniciadas em “L” (produtos internacionais). “Segundo o gerente, essas encomendas estão retidas na Central de Distribuição de Benfica, na cidade do Rio de Janeiro, onde chegam as encomendas que são redistribuídas para todo o Estado. Ele ainda informou que funcionários com mais de 60 anos e com comorbidades foram afastados, em função de fazerem parte do grupo de risco do coronavírus”, disse.
Diante do cenário da pandemia de Covid-19, o Procon recomendou aos Correios prioridade e que sejam cumpridos os prazos de entrega de produtos essenciais, como medicamentos, equipamentos e produtos para que empresas exerçam suas atividades ou vendas. Entre as reclamações de atraso recebidas pelo órgão de defesa do consumidor estão, por exemplo, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, que foram encomendados por médicos e cirurgiões dentistas.
Leia também:
Máscaras de pano: confira recomendações de especialistas sobre quando e como usar
“Além dos pedidos feitos à Central de Distribuição de Petrópolis, requeremos à superintendência estadual dos Correios que sejam entregues, na CDC da Mosela, todas encomendas, incluindo PACs e encomendas Internacionais, que estejam retidas na Central de Encomendas de Benfica, desde o dia 14 de março, como informou a gerência da unidade de Petrópolis”, ressalta a coordenadora do Procon.
Segundo o procon, denúncia de atrasos nas entregas dos Correios, no entanto, já vinham ocorrendo antes do início da pandemia. “Antes, o Procon Petrópolis já vinha registrando reclamações de boletos que não estão chegando até as casas dos consumidores. Principalmente, os mais idosos. E isso dificulta a situação das pessoas que não dispõem ou não sabem utilizar meios eletrônicos para retirarem os boletos de pagamentos. É preciso que os Correios observem também a necessidade dessas pessoas e as atendam”, completa Raquel Motta.
Leia também: Petrópolis tem primeiro caso confirmado de Covid-19 em casa de repouso para idosos