• Com amor e exigência, é possível mudar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2018 13:40

    26 de junho –  Dia Mundial de Combate às Drogas, criado em 1987 pela ONU com o objetivo de estimular a discussão sobre o assunto e o planejamento de ações voltadas para o enfrentamento ao uso, abuso e tráfico de drogas ilícitas. 

    No entanto, o que se constata é um crescente consumo, com iniciação cada vez mais precoce, muita ousadia e diversidade de substâncias no que se refere ao tráfico. E quem acredita que não vive essa situação, engana-se. Somos todos atingidos por essa doença que, cada dia mais, se alastra em todas as camadas sociais.

    Já em 1984, Padre Haroldo Rahm e D. Mara Silvia Carvalho de Menezes iniciavam um programa de auto e mútua ajuda às famílias que enfrentavam o problema. Surgiu, então, o programa de auto e mútua ajuda – Amor-Exigente – que, ao longo desses anos, vem mostrando a sua eficácia. Tanto que, hoje, atua também na prevenção e na manutenção da sobriedade daqueles que se engajam na recuperação e buscam uma melhor qualidade de vida. 

    O Amor-Exigente se alicerça em 12 Princípios Básicos e Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social. Sua missão é promover uma melhora da qualidade de vida do indivíduo, da família, da sociedade. Numa reunião semanal de duas horas, em que o sigilo é primordial, os participantes conhecem os princípios e partilham as suas dificuldades e, através de metas, são orientados e encorajados a buscar e encontrar soluções, cada qual dentro das suas possibilidades. O Amor-Exigente encoraja as famílias a agir, a resgatar a cooperação familiar e primar pelo respeito entre si.

    Hoje, existem grupos em todo o Brasil, no Uruguai e na Argentina, todos filiados à Federação de Amor-Exigente (FEAE), com sede em Campinas – SP (www.amorexigente.org.br).

    Em Petrópolis, o mopvimento existe há 18 anos, hoje com dois grupos: quarta-feira – 19h30min – Igreja Sagrado Coração de Jesus – Centro; e sexta-feira –  19h30min – Igreja Batista de Corrêas – próxima ao terminal.

    Lá se recebem pessoas que chegam destroçadas pela dor, não só pelo uso de drogas, como também por outros comportamentos inadequados. O Amor-Exigente é um grupo sem vínculo terapêutico, religioso e político. As reuniões são gratuitas e conduzidas por voluntários.

    Em 2019, acontecerá o 14º Congresso Nacional e 6º Internacional de Amor-Exigente, de 8 a 11 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, com o tema: “Com Amor-Exigente, resgatando os valores da família e construindo um mundo melhor”. Junte-se a nós e vamos construir esse mundo melhor. 33

    soniamaclopes@oi.com.br

    Últimas