• Circuitos de ecoturismo da cidade têm atraído um número crescente de visitantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2019 15:00

    Cercada por 70% de Mata Atlântica, hotéis e pousadas da cidade tem, a cada verão, ficado cada vez mais cheios com visitantes que vêm em busca do contato com o verde e a água doce das cachoeiras. Também as trilhas, passeios de bike, esportes de aventura, como rapel e escalada, e diversas atividades em meio às belezas naturais da Cidade Imperial caíram no gosto dos visitantes. O circuito de ecoturismo do município está entre os mais procurados neste início de ano.

    Parnaso. Divulgação/PMP

    Nesse período de férias escolares e com dias de céu azul, principalmente crianças e adolescentes têm aproveitado as opções ligadas à natureza em Petrópolis. “Temos recebido muitas famílias aproveitando as belezas da nossa cidade nos dias de folga. Somos privilegiados por termos aqui toda essa área verde, cachoeiras e cenários perfeitos para quem quer apreciar a natureza. O turismo aqui vai muito além do Centro Histórico”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

    Caminhadas, trekking, mountain bike (são mais de 200 quilômetros de trilha), trailrun, corridas a pé, off-road, canyoning, cabo aéreo, além de cavalgada, observação de aves (birdwatching), voo livre e passeios de jeep, são algumas das atividades oferecidas no município que estão ligadas à natureza. A Pousada Paraíso, que fica em Pedro do Rio, tem contado com quartos cheios nestes dias de verão, com cerca de 90% de ocupação na primeira semana de janeiro e 80% nessa segunda. As atividades ao ar livre estão entre os principais motivos pelos quais os turistas escolhem o lugar. “Temos uma área verde muito grande, são oito nascentes dentro da pousada. Todos vêm procurando esse contato com a natureza, que é muito exuberante aqui. O hóspede pode contar com várias atividades, como trilhas, rapel, escalada, além da contemplação dos pássaros – são mais de 270 espécies catalogadas dentro da pousada. O verão é um período muito bom para nós. Está bem movimentado”, frisa a proprietária, Vanda Ferraz.

    Parnaso. Divulgação/PMP

    O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, explica que Petrópolis recebe turistas de perfis diferentes. “Temos quem chega procurando pelo circuito histórico-cultural, que é o mais conhecido, mas também muitos visitantes que vêm em busca do descanso e encontram isso nos lugares que estão ligados à natureza. Toda beleza natural que temos na cidade também chama a atenção dos visitantes”, destaca.

    Parnaso. Divulgação/PMP

    Os parques da cidade estão entre as opções para este verão. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica, fazer caminhadas e tomar banho em poços e quedas d'água. Já no Centro Histórico, a opção é o Parque Natural Municipal Padre Quinha, conhecido como Parque da Ipiranga. O local conta com uma área verde privilegiada para caminhada, piqueniques, entre outras atividades ao ar livre.

    Parnaso. Divulgação/PMP

    Outro tipo de turismo que faz sucesso entre os visitantes de Petrópolis são os circuitos ecorrurais. O município conta com quatro principais circuitos: Araras-Videiras, dentro de um ambiente natural preservado, com passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas; Caminhos do Brejal, que é considerado pelos turistas e veranistas como um pequeno paraíso rural, com plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes, que fizeram da região uma referência na agricultura orgânica; Pedras do Taquaril, com uma região rodeada por serras a leste e a oeste, com caminhadas por belas trilhas guiadas, refeições em meio à natureza, piscinas naturais; e Vale do Bonfim, que tem como seu principal atrativo o Parnaso.

    Últimas