• Cinemas têm até 2021 para se adequarem à acessibilidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2020 16:46

    Os cinemas de todo o país ganharam um prazo maior para fazer as adequações para garantir acessibilidade a todos. Nesta quinta-feira, o Senado aprovou a Medida Provisória nº 917 que amplia o prazo para 1º de janeiro de 2021. Segundo a medida, todos os cinemas devem oferecer em todas as sessões recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

    Leia também: Aumento da gasolina já chega nas bombas em Petrópolis

    A prorrogação do prazo foi necessária para que os recursos de financiamento para as salas de cinema fazerem a adaptação, compra e instalação dos equipamentos fossem disponibilizados. Segundo a justificativa do Congresso Nacional para a prorrogação do prazo, os recursos foram liberados em dezembro, em cima do prazo inicial, em janeiro deste ano. 

    Para a relatora da MP no Senado, Soraya Thronicke (PSL-MS), a ampliação do prazo é “razoável”, embora o tema seja urgente. “Espero que seja a última vez que tenhamos que fazer isso, porque as pessoas com deficiência merecem nossa urgência, merecem o cuidado prioritário de todos nós. Faltam seis meses apenas. Espero que as salas de cinema possam atender a essas pessoas, que têm tanta restrição ao acesso à cultura”.

    Em Petrópolis, a principal rede de cinemas, Cinemaxx, disse acompanhar os debates a respeito das questões de acessibilidade junto a Agência Nacional de Cinema, assim como os principais exibidores do estado e do país. Mas aguarda a decisão final por parte das entidades competentes sobre a possibilidade se subsídio para a realização das reformas e adaptações necessárias nas salas de cinema. 

    Os cinemas da cidade, assim como de todo o Brasil, estão fechados desde março quando foram publicados os primeiros decretos com recomendações de distanciamento social.

    Últimas