• Cidade contratou mais do que demitiu em maio, mês da alta temporada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2016 09:00

    Petrópolis contratou mais do que demitiu no mês de maio. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a cidade gerou 123 empregos neste mês. O dado pode ser reflexo do início da alta temporada no município, que vem atraindo turistas e visitantes para consumir nos polos de moda e gastronomia, além de movimentar também o setor hoteleiro. Desde o início do ano, essa é a segunda vez em que a variação absoluta, ou seja, a diferença entre o número de contratações e demissões é positiva. 

    Desde janeiro, a cidade vem sido afetada com o crescimento do desemprego. Apesar de em maio os números terem sido positivos, se considerarmos os primeiros cinco meses do ano, o município perdeu, pelo menos, 269 vagas. Ao todo, a cidade tem 13.939 estabelecimentos que empregam mais de 66 mil pessoas. 

    No comércio, o registro de demissões em maio foi o menor do ano – foram registradas 49 demissões a mais do que contratações. No mês anterior, abril, haviam sido 147. Ao todo, de janeiro a maio, o comércio perdeu 515 vagas de trabalho. No mesmo período do ano passado haviam sido 442. Ou seja, houve um crescimento de demissões no setor este ano. Atualmente, o comércio formal em Petrópolis possui 4.922 estabelecimentos e emprega 17.614 pessoas. 

    Já a Indústria de Transformação perdeu 347 vagas este ano. Só em maio foram 89 demissões a mais que admissões. Dentro desse segmento, a área têxtil do vestuário foi a que mais demitiu. A variação registrada pelo Caged mostra que 322 postos de trabalho foram fechados, nos primeiros meses do ano. A cidade possui, atualmente, 1.538 estabelecimentos industriais, que empregam 13.745 pessoas. 

    Já a Construção Civil foi o setor que apresentou melhor resultado em número de contratações. Ao todo, foram geradas, pelo menos, 366 novas vagas nos primeiros meses. Só em maio, a variação foi positiva em 224 admissões a mais do que demissões. O setor possui cerca de 537 estabelecimentos na cidade e emprega 3.812 pessoas. O registro mostra um pequeno crescimento da construção civil em Petrópolis, se considerarmos o mesmo período do ano passado, quando o número de demissões foi maior. Na época, o setor chegou a perder 307 vagas de emprego. 


    Últimas