• Choque de Ordem com presença ostensiva da PM inibe aglomerações na 13 de Maio e Praça da Liberdade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/09/2020 10:19

    Depois de suas semanas seguidas de aglomerações e episódios de violência na 13 de Maio, a noite e madrugada da última sexta-feira (25) foram mais tranquilas para moradores, comerciantes e clientes. A presença ostensiva da Polícia Militar (PM) com a operação Choque de Ordem da Prefeitura na rua e também nos arredores e na Praça da Liberdade inibiu as aglomerações e o consumo de bebidas alcoólicas nas calçadas, o que é proibido por decreto municipal. Também não foram registradas cenas de brigas ou vandalismo.

    Além da presença dos policiais militares, guardas civis e fiscais da Prefeitura, a utilização de avisos (sirenes) orientando os clientes a evitar aglomerações ajudou a fiscalização. Outro ponto importante foi o tempo de presença dos agentes nas ruas. Segundo a Prefeitura de Petrópolis, a operação durou mais tempo, o que gerou melhores resultados. Nenhum estabelecimento da Rua 13 de Maio foi autuado ou notificado por descumprimento aos decretos municipais, de acordo com o governo municipal.

    Os fiscais também atuaram no entorno da Catedral São Pedro de Alcântara, onde houve registros de aglomerações nas últimas semanas, e na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). Segundo a Prefeitura, também não houve registro de desrespeito aos decretos municipais. Outro ponto fiscalizado foi a Praça da Liberadade, onde os fiscais e agentes encontraram um número maior de pessoas aglomeradas e flagraram consumo de bebidas. De acordo com a Prefeitura, o trabalho de conscientização das equipes conseguiu dissipar os grupos.

    Choque de Ordem também na Castelânea e Rua Teresa

    A operação Choque de Ordem também aconteceu na noite de sexta-feira (25) em outros pontos da cidade, na Castelânea, na Praça São Cristóvão e nas ruas Aureliano Coutinho e Teresa. De acordo com a Prefeitura, havia aglomerações nas calçadas e consumo de bebidas, mas nenhum estabelecimento foi autuado. Todas as pessoas foram orientadas a irem para casa e obedecerem o distanciamento social.  

    Em nota a Prefeitura informou que “durante as abordagens, as equipes lembravam que, apesar de todo cidadão ter direito de ir e vir, é importante que cada pessoa permaneça se prevenindo para que o índice de contágio da covid-19 continue sendo controlado de forma satisfatória em Petrópolis”.

    A operação Choque de Ordem conta com a participação de fiscais da Secretaria de Serviços e Ordem Pública (SSOP), do Procon, do Setor de Posturas, da Vigilância Sanitária, além de agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

    Leia também: Com déficit de cerca de 25% no efetivo, nova comandante do 26º BPM tem o desafio de garantir o patrulhamento da cidade

    Últimas