• Chá ajuda a combater a retenção de líquidos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2016 15:02

    Quando de uma hora para outra os ponteiros da balança dão aquele pulo, tão alto quanto o nosso susto, ao perceber o aumento de peso é hora de se atentar para um problema muito comum, principalmente nas mulheres: a retenção de líquido. É quando percebemos o inchaço em várias partes do corpo, especialmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdômen. A retenção de líquido acontece quando o nosso corpo não consegue se livrar sozinho do excesso de água.

    E são várias as causas para esse mal, como problemas hormonais, sedentarismo, má alimentação, além de doenças renais, hepáticas e cardíacas. Aí vem a pergunta: Então eu devo diminuir a ingestão de líquido para evitar esse inchaço? De forma alguma. Além de beber bastante água para hidratar e ainda ajudar o nosso organismo a liberar o excesso de água, temos também no chá um excelente aliado para combater a retenção de líquido. O consumo de chás diuréticos limpa o organismo, eliminando todo o excesso dos líquidos e toxinas que são prejudiciais ao corpo. Os melhores para quem deseja acabar com a retenção de líquido são o chá verde, hortelã, hibisco, cavalinha, chá preto e carqueja. O melhor de tudo? 

    Eles também possuem propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo e, de quebra, ainda queimam algumas calorias. Com o inverno se aproximando então, quem resiste a um chá quentinho? Mas é importante destacar que o modo de preparo é fundamental e que embora as ervas secas sejam as mais indicadas, os sachês prontos também podem ser usados. A infusão é o melhor mé todo. Não se esqueça. Use vasilhas de vidro ou louça. Basta colocar a água fervente sobre a erva, abafar de cinco a dez minutos e depois servir, se possível sem adoçar. Dica: Tomar de três a quatro xícaras ao dia, no máximo, e consumir em até 24 horas. 

    Últimas