• Cemitérios municipais deixarão de ser administrados pela Prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/10/2018 23:00

    A Prefeitura publica nesta sexta-feira (5) o edital com as condições e regras para a gestão dos cemitérios municipais. A concorrência está marcada para o dia 7 de novembro e os interessados em participar poderão consultar o documento no site da Prefeitura, na área de “Licitações”. Poderá administrar os cemitérios de Petrópolis a empresa que oferecer os menores preços de tarifas pelos serviços ao público.

    Leia também: Cemitério tem gavetas interditadas e falta de vagas para sepultamento

    Leia também: Precariedade no Cemitério Municipal obriga família a fazer cova de parente

    A concessão da administração dos cemitérios tem como principal objetivo a realização de obras nos espaços, que hoje, segundo o governo, são inviáveis economicamente ao município. Essas obras deverão ser realizadas para aumentar a capacidade de atendimento dos cemitérios. 

    Desde 2008, por exemplo, o Cemitério Municipal, no Centro, tem 315 gavetas interditadas por causa de um deslizamento na quadra 15. Para liberar o uso desses espaços de sepultamento, seria necessária uma obra de contenção. 

    O Cemitério Municipal hoje tem 8 mil sepulturas e 2,4 mil gavetas. O município está expandindo o número de gavetas por meio de parcerias com a iniciativa privada que já ajudaram a fazer 66 gavetas ano passado e vai terminar 2018 com mais 88, totalizando 154 em dois anos. Com a concessão, a empresa vencedora terá que fazer obras para expandir o cemitério.

    A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública cuida da administração dos cemitérios em Petrópolis. Nos últimos dois meses, a pasta promoveu melhorias no Cemitério Municipal, como a retirada de 10 toneladas de lixo e mato, limpeza entre as sepulturas, pintura interna e externa e conserto de 39 pontos de luz dentro e no entorno do espaço, na Rua Fabrício de Mattos.
    A cidade tem sete cemitérios: Centro, Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Garibu (Posse), Brejal e Quarteirão Worms (km 92 da BR-040). A empresa que ganhar a concessão passará a realizar a administração e a ser responsável por esses e outros serviços em todos eles. 

    Últimas