• CBMERJ ganha reforço canino para busca e salvamento em sinistros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2019 21:15

    São heróis de quatro patas que, ao lado dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), atuam na tarefa de localizar desaparecidos e ajudam a salvar vidas. O canil do CBMERJ ganhou um reforço de nove cães no último mês. Os animais, fruto do cruzamento da labradora Lua (cadela da Seção de Operações com Cães da corporação) e o Chefe (labrador do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar), receberam treinamento e vão integrar o canil do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA).

    Os filhotes, que têm apenas um mês de vida, foram apresentados na última semana. O CBMERJ fez uma enquete no perfil do Instagram (@corpodebombeiros_rj) para que os seguidores ajudassem na escolha.

    Com direito a uma farda canina, a cadela Lua trabalha na busca de desaparecidos. Divulgação

    Agora, o Hunter, Sol, Boss, Gaia, Eros, Rio, Thor, Apollo e Aquilles receberam treinamento e vão atuar junto com os militares nas operações. Dois deles vão para o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar, onde vão atuar na busca de explosivos e armamento. E um vai para o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, local de origem da mãe, Lua.

    O 2º GSFMA é localizado em Magé. Além desta cidade, os militares atuam em Guapimirim e, com os cães da corporação, atuam em buscas em todo o estado do Rio de Janeiro. O canil conta com onze cães das raças Labrador,Boiadeiro Australiano e Pastor Belga Malinois.

    “Todos possuem suas especificidades. São treinados desde pequenos para aguçar o faro na busca de pessoas desaparecidas. O treinamento na unidade é diário, com as mais diversas situações de sinistros. Deslizamentos, desmoronamentos e busca em matas e florestas”, explica do comandante do 2º GSFMA, tenente-coronel Ramon Camilo.

    Os cães ajudaram nas buscas por desaparecidos na tragédia de Brumadinho (MG), em um deslizamento de pedras que afetou várias pessoas, em Piratininga, em um deslizamento no Morro da Babilônia e, recentemente, no desabamento em Muzema, no Rio. “O CBMERJ possui profissionais qualificados em outros estados, como Santa Catarina e Espirito Santo, que treinam nossos cães e fazem a diferença em local de sinistro”, disse o comandante. O 2º GSFMA é especializado no socorro e salvamento em sinistros florestais e meio ambiente.

    Últimas