• Catedral São Pedro de Alcântara celebra hoje o dia de seu padroeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2016 08:30

    Com festa desde a semana passada, quando teve início a novena do padroeiro, Petrópolis celebra hoje, 19 de outubro, seu padroeiro, São Pedro de Alcântara, com missa em diversos horários na Catedral, sendo que a celebração solene será presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, às 19h30. Os outros horários de missa são às 8h e às 16h, dedicada aos enfermos. 

    Além dos eventos religiosos, durante o dia de hoje barracas de alimentação e outros produtos funcionarão. A festa com barracas teve início no dia 14 de outubro e atraiu um grande público. A novena preparatória aconteceu do dia 10 a 18 de outubro com grande participação dos fiéis e devotos.

    São Pedro de Alcântara, além de ser padroeiro de Petrópolis, é também padroeiro do Brasil, assim como Nossa Senhora Aparecida do Norte, e ambos com decretos papais. Conforme dados do site dos Franciscanos e dados históricos, logo após a Independência, Dom Pedro I entendeu que o Brasil precisava ter um santo padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa, embora ele já tivesse feito a consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em sua vinda de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro. 

    Certo dessa necessidade, o Imperador solicitou ao Papa Leão XII que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil, tendo o Papa concordado e proclamado por meio de decreto que nunca foi revogado. Portanto, o Brasil tem como padroeiros São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora Aparecida. No entanto, com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores Pedro I e Pedro II e, além disso, mostrava o quanto havia de positivo a ligação entre o Império e a religião.

    Últimas