• Cartão Imperial recadastra beneficiários a partir desta segunda-feira

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  • 29/06/2019 09:00

    A Secretaria de Assistência Social realiza a partir de segunda-feira (1°), a atualização cadastral das famílias usuárias do Cartão Imperial. O benefício que faz parte do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, concede auxílio de R$ 70, para 3.662 famílias. O recadastramento visa garantir que o benefício continue sendo direcionado para as famílias que ainda se enquadrem ao perfil do serviço. A primeira etapa dos atendimentos será com os moradores da Comunidade Madame Machado, que devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do mesmo bairro, até o dia 12 de julho.

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    De 1º a 5 de julho serão atendidos os titulares do benefício, com nome com iniciais de A ao L; e de 8 e 12 de julho, com demais inscritos com nomes iniciado com as letras entre M e Z. O CRAS do Madame Machado, funciona das 9h30 às 15h, na Rua Geraldo Lourenço Dias, s/n.

    São incluídas no programa famílias em poucos recursos para uma alimentação de qualidade ou que necessitem de elementos nutricionais indicados por recomendação médica. O auxílio é creditado mensalmente em cartão magnético, aceito em 145 estabelecimentos, do setor de alimentação na cidade. “Esse é um benefício que visa a melhoria da qualidade alimentar das famílias mais humildes. Temos atuado para a melhoria da gestão desses recursos. A atualização cadastral visa garantir que o benefício continue sendo direcionado para os que realmente precisam”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    O benefício é concedido para as famílias até que consigam se reestruturar e deixem de depender do auxílio. “Desde que a família é inserida no benefício, atuamos para que ela reconquiste a autonomia e deixe de depender do auxílio. Estamos mais uma vez atualizando os cadastros para melhor gestão do serviço”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

    As pessoas que não comparecerem para realizar o recadastramento terão o benefício bloqueado e após 30 dias, se não houver contato do usuário, o auxílio é descontinuado. Desde a nova gestão, cerca de 1.500 cadastros foram desligados por falta de comparecimento para a atualização dos dados ou não adequação aos critérios para a inclusão ao serviço.

    De acordo com o diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Rodrigo Lopes, das pessoas que foram desligadas até o momento, 90% foi por não comparecerem para efetuar o recadastramento. “Na maioria dos casos, as pessoas não atualizaram os dados no prazo e não se manifestaram no período de bloqueio do benefício”, destaca Rodrigo.

    As famílias atendidas são acompanhadas pelos CRASs, onde todo perfil da família é avaliado e é providenciado o direcionamento dos usuários para outros programas que visam a reinserção social. Pelo CRAS, o usuário é inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas do Governo Federal. A partir desse primeiro atendimento, os agentes atuam nas necessidades de cada família, na busca por emprego, no combate ao trabalho infantil, na melhoria do desenvolvimento e educação das crianças, entre outros. 

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