• Carnaval: Veja o que funciona na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/02/2016 12:00

    Mesmo com o anúncio de que não haverá carnaval em Petrópolis, o comércio dos distritos vai ficar aberto durante todos os dias de folia para atender aos petropolitanos e turistas neste feriadão. No sábado, domingo, segunda e também na terça-feira, os shoppings e restaurantes de Itaipava vão funcionar em horário especial, abrindo a partir de 10h e alguns deles só devem fechar por volta de 22h, para aproveitar o bom movimento da região. Em Pedro do Rio e Posse, as lojas também estão autorizadas a funcionar normalmente.

    Já no centro da cidade a situação é diferente: na segunda-feira, véspera de feriado, o funcionamento será facultativo, dependendo de cada comerciante. Na terça-feira as lojas não abrirão as portas devido ao feriado. Assim como em anos anteriores, o comércio também não abre na quarta-feira de cinzas (10) para compensar a abertura de todas as lojas nas segundas-feiras de dezembro do ano passado. Neste dia somente mercados, farmácias e minimercados têm autorização para abrir normalmente. 

    Os polos de moda da cidade devem funcionar em horário alternado. As lojas do Bingen não abrem as portas na segunda-feira nem no feriado de carnaval. Já na Rua Teresa o comércio tem ponto facultativo tanto na segunda quanto na terça-feira, dependendo de cada loja. Na quarta-feira de cinzas o comércio de ambos os polos ficará fechado.

    Quem não cumprir o acordo firmado, conforme informado pelo Sicomércio, está sujeito à multa, no valor de um piso salarial vigente por empregado que for encontrado trabalhando de maneira irregular.


    Pontos turísticos abertos

    Quem estiver visitando Petrópolis vai ter uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais das atrações da cidade. Isso porque o Museu Imperial, o Museu de Cera, a Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e também a Catedral São Pedro de Alcântara vão ficar de portas abertas para a visitação em todos os dias de folia, inclusive na terça-feira. 

    Para aqueles que buscam um ambiente com maior tranquilidade, os parques são uma ótima opção. Em Itaipava, o Parque Municipal Paulo Rattes funcionará todos os dias, assim como o Parque Natural da Ipiranga, no Centro, que só fechará no caso de chuva. 

    Bloco em Pedro do Rio

    Depois de se preparar por mais de nove meses para o carnaval, o Grêmio Recreativo Império da Vila deve lotar as ruas pedrorrienses no fim de semana. Seis mil foliões são aguardados no desfile mais esperado de Pedro do Rio. Com 190 componentes fantasiados, distribuídos em oito alas com mestre-sala, porta-bandeira, comissão de frente e bateria, o Império se concentra a partir de 21h na Estrada União e Indústria, em frente ao Esporte Clube Pedro do Rio, de onde os milhares de foliões saem em desfile até o 'terreirão do samba', montado na antiga estação ferroviária. 

    Fundado em 1982, o bloco ficou alguns anos sem desfilar devido à falta de verba pública e volta com força total em 2016. Com recursos próprios, arrecadados ao longo de bazares e eventos internos, o Império faz um desfile solidário com o enredo voltado para as belezas do Rio de Janeiro. Quem quiser desfilar não precisa comprar fantasias, basta trocá-las por quilos de alimento não perecível. “Não vendemos as fantasias, vamos trocar tudo por alimentos para depois ser doados para uma instituição de caridade”, disse a empresária de 54 anos, Simone Gouvêa, presidente do bloco. O Império espera arrecadar uma tonelada de alimento. 


    Baile no Castelo 

    No terceiro distrito da cidade, o Castelo de Itaipava vai abrir as portas para quem quiser comemorar o carnaval em grande estilo. Na sexta-feira (5) a abertura do evento ficará por conta da Imperatriz Leopoldinense e a bateria do Bola Preta, tradicional bloco do Rio de Janeiro. Até o último dia de folia, o castelo apresentará bailes, matinês, rodas de samba e até feijoada. Quem quiser consultar o preço dos ingressos pode ligar para 2221-2080. 


    Últimas