Carnaval: Prefeitura confirma apresentações de oito blocos de rua
A Prefeitura confirmou nesta quinta-feira apresentações de oito blocos de rua durante o Carnaval na cidade. Haverá grupos no São Sebastião, Centro, Alto da Serra, Nogueira, Bairro Esperança, Cascatinha e Corrêas. A programação oficial, no entanto, excluiu o tradicional Bloco das Piranhas, que teve o pedido de liberação feito à Polícia Militar indeferido e, por isso, não conseguiu o alvará do município. O grupo chegou a ser anunciado como certo na programação deste ano há poucos dias, em release divulgado pela própria Prefeitura.
Segundo o governo municipal, os foliões também poderão contar com shows e recreação infantil promovidas pela prefeitura em cinco palcos: em Nogueira, Corrêas, Posse, Alto da Serra e Pedro do Rio. Toda a programação é gratuita e vai até terça-feira (25.02).
Entre os blocos que receberam o alvará da prefeitura para desfilarem nos próximos dias estão o Acadêmicos do Indaiá, no São Sebastião (dias 22,23,24 e 25); Vai quem quer (22,23,24 e 25) e Vai dar M (22), no Centro; Golinho Carijó (22 e 25), no Alto da Serra; Intocáveis de Nogueira (23), em Nogueira; Tem ke ver (24), no Bairro Esperança; Bloco do PAC (24), em Cascatinha; e Secos e Molhados (25), em Corrêas.
“Desde o ano passado, a prefeitura não mediu esforços para apoiar os blocos. Queremos que os moradores aproveitem e curtam a folia”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “Foram realizadas inúmeras reuniões e audiências públicas com o fluxograma para que todos os blocos se regularizassem junto aos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar. O Carnaval é uma festa cultural, uma festa para todos. Esse vai ser um dos melhores Carnavais dos últimos tempos, uma festa pra toda a família”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela.
Além dos blocos de rua, a programação da prefeitura acontece de domingo (23) a terça (25), com recreação infantil à tarde e os shows de samba, pagode, axé, entre outros, no período da noite, em espaços públicos dos bairros. Vale ressaltar ainda que a programação dos bairros vai contar com apresentações da escola de samba Império de Petrópolis. Este ano, a Cidade Imperial vai contar, pela primeira vez, com uma agremiação representante no Carnaval carioca: a Império de Petrópolis será a sétima a desfilar na Intendente Magalhães. Fundada há cerca de três anos, a agremiação vai levar 500 pessoas ao desfile, com um enredo sobre uma paixão nacional, a cerveja.