• Capivara ferida escapa de tentativa de resgate dos bombeiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2019 16:13

    Na tarde dessa quarta-feira (17), uma capivara ferida dentro do rio Palatinato, no Morin, mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo vizinhos do local, o animal estava há dias perambulando pelo trecho próximo à ponte. Preocupados com a situação, os vizinhos chamaram o socorro. 

    Com um ferimento grande nas costas e ainda um pouco debilitada, a capivara se assustou com a tentativa de resgate dos bombeiros e fugiu para uma área de difícil acesso. A Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) também esteve no local.

    A médica veterinária Luciana Gross, que tem uma clínica veterinária próximo de onde a capivara foi vista, contou que tanto ela quanto os vizinhos entraram em contato com a Cobea diversas vezes, mas foram informados de que não era de competência da coordenadoria o resgate do animal. “A Cobea diz que não é responsabilidade deles. Esses animais residem há anos na cidade, e não têm aparato nenhum. São animais bem-vistos por todos, inclusive turistas, e o município não se responsabiliza”.

    Apesar de ferida, a capivara conseguiu escapar dos bombeiros. Foto: Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis

    O Corpo de Bombeiros faz o resgate e salvamento de animais, mas quem deveria fazer o atendimento veterinário e destinação do animal é a prefeitura. Hoje o município não tem médico veterinário especialista em animais silvestres. Sem o profissional, o município conta com os atendimentos voluntários feitos por outros veterinários. 

    Segundo a prefeitura, a Cobea conta com um veterinário de animais domésticos, que atende denúncias de maus tratos. Nesses casos, a equipe de fiscalização faz uma primeira visita, os donos dos animais são orientados sobre quais medidas devem ser adotadas. Caso não cumpram com as exigências, eles podem ser multados. A retirada do animal só acontece nos casos mais graves, com o apoio da Justiça. 

    Ainda de acordo com a prefeitura, a atribuição legal em relação aos cuidados com animais silvestres é de órgãos federais, como Ibama e ICMBio. E que, apesar disso, a prefeitura está providenciando a contratação de um veterinário que atenda animais silvestres.

    Últimas