• Campus da UFF em Petrópolis completa um ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/11/2016 08:00

    O Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Petrópolis, hoje, seu primeiro ano de fundação. A unidade foi inaugurada em novembro de 2015, com o curso de Engenharia de Produção, e é fruto de um de convênio entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Petrópolis. A instalação do campus na cidade, faz parte do plano de expansão da universidade pelo Estado do Rio de Janeiro. Um ano após sua inauguração, a unidade já conta 150 alunos matriculados, divididos em três turmas. 

    "Comemoramos o primeiro ano da UFF em Petrópolis, com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel, contribuindo cada vez mais para que a qualificação profissional e o potencial de desenvolvimento tecnológico da cidade de Petrópolis sejam ampliados" destacou  a diretora da unidade, Marcelle de Sá Guimarães.

    A UFF foi a primeira universidade federal a ser instalada no município de Petrópolis, e iniciou suas  atividades com o curso de bacharelado em Engenharia de Produção. A primeira turma teve 50 alunos, selecionados pela nota do Enem, conforme as regras do Edital Suplementar nº 3, e contou com mais de 1,4 mil candidatos. Atualmente, 150 alunos já cursam o 1°,2° e 3° período respectivamente. 

    Com carga horária de 3.660 horas, a grade curricular do curso oferecido pela unidade, está dividida em três núcleos de conteúdo. Básico: comum a todos os cursos de engenharia. Profissionalizantes: estudos necessários à formação do engenheiro de produção. Específicos: conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais para a garantia do desenvolvimento das habilidades e capacidades desejadas para o profissional da Engenharia de Produção. Além disso, 420 horas de disciplinas optativas, estágio supervisionado, projeto final e atividades complementares também fazem parte da grade curricular.

    O coordenador do curso, Moacyr Figuereido, conta que, durante este primeiro ano do curso, os trabalhos foram voltados, principalmente, para as demandas da Região Serrana, focando em problemas, como a gestão de desastres naturais “Petrópolis é uma cidade que há décadas sofre com os transtornos causados pelas chuvas. Levar esse assunto para dentro da sala de aula e capacitar nossos alunos, é sem dúvida, uma forma de dar um retorno à sociedade e cumprir nosso papel de prestação de serviços, que é uma das missões da universidade".

    A instalação do campus da UFF na cidade, só foi possível, através de um convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Petrópolis. O Governo Municipal garantiu toda a infraestrutura necessária para instalação da universidade, no antigo Ciep, localizado no bairro Quitandinha. Já a UFF, disponibilizou toda a parte acadêmia para a abertura do curso na unidade.

    O campus é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pós-graduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência.

    Últimas