• Campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite é prorrogada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2018 17:30

    A Secretaria de Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite, que terminaria nesta sexta-feira (31). Agora, seguindo recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, a imunização vai até o dia 15, quando haverá mais um Dia D da campanha. Até esta quinta-feira (30), apenas 55% do público alvo foi vacinado contra a poliomielite e 54% receberam a triviral, que previne contra o sarampo, rubéola e caxumba.

    “É mais uma oportunidade para quem não conseguiu levar os filhos para vacinar neste mês. Agora eles têm mais 15 dias para garantir a imunização. Os pais devem se conscientizar que precisam levar as crianças para tomar a vacina, pois esta é a única forma de ficarem imunes. É necessário levar a caderneta de vacinação”, orientou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    A taxa de cobertura da vacinação em Petrópolis está próxima à média do estado, que registra 55,5% de cobertura contra o sarampo e de 54,6% contra a poliomielite. A meta da campanha é imunizar cerca de 812 mil crianças. Em Petrópolis, a expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 14 mil crianças. Todas as crianças de um a cinco anos incompletos devem ser imunizadas, independente da situação vacinal.

    “Pela imunização de rotina, a vacina triviral deve ter primeira dose aplicada quando completado um ano de vida, com reforço com um ano e três meses. Quem não está no público alvo da campanha e já tem doses de acordo com o calendário de vacinas não precisa ser vacinado novamente”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger. A aplicação da triviral fechou o ano passado com 73% de cobertura, Já contra a poliomielite,o índice é de 71%.

    O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990. No entanto, apesar da erradicação ter sido feita há 28 anos, o país mantém a vacina no calendário nacional. Quanto ao sarampo, há 26 anos Petrópolis não registra casos da doença. Este ano, 18 casos foram confirmados no estado, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

    “Precisamos reforçar com a população a importância de os pais levarem os filhos para aplicar a dose extra da vacina. Infelizmente, precisamos combater as notícias falsas que falam sobre possíveis males causados pela vacina. Estudos comprovaram que estas notícias não são verdadeiras e que a imunização é, sim, recomendada”, destacou a gerente de Imunização, Simone Sisnando.

    A dona de casa Eliane Coelho, de 35 anos, já levou o filho, João, de 2, para tomar a vacina. Segundo ela, é responsabilidade dos pais prezar pela saúde dos filhos e a vacina é maior demonstração de que os cuidados têm sido tomados.

    “Todo mundo deve ter atenção e manter as vacinas dos filhos atualizados. Isto é questão de responsabilidade. Com saúde não se brinca. Por isso, já trouxe meu filho e estou também vendo a atualização da minha caderneta. A prevenção está sempre em primeiro lugar”, contou. A campanha segue em 15 salas de vacinação.

    Saiba onde encontrar a vacina: 

    PSF Alto da Serra

    PSF Posse

    PSF São Sebastião

    UBS Alto Independência

    UBS Morin

    UBS Mosela

    UBS Itaipava

    UBS Pedro do Rio

    UBS Quitandinha

    UBS Retiro

    Centro de Saúde Coletiva

    Centro de Saúde no Itamarati

    Ambulatório Escola

    Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)

    Hospital Alcides Carneiro (HAC)

    Últimas