• Campanha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/11/2016 07:00

    Um pintinho, uma toalha da Barbie e material escolar. Esses são alguns dos pedidos que estão em algumas das 508 cartinhas com pedido para o Papai Noel que o Correios de Petrópolis receberam nesse ano. Todas as cartinhas foram apadrinhadas. Agora, a expectativa é com relação à entrega dos presentes na sede do Correios. Os padrinhos tem até o dia 30 de novembro para levar os presentes até a agência.

    As 508 cartinhas são de alunos de escolas municipais. Nesse ano, a Prefeitura pediu sigilo com relação à divulgação dos nomes das escolas. No entanto, segundo a gerente da agência de Petrópolis, Gleiciene Andrade Alves, há ainda o Projeto Social dos Correios. "Essa ação recebe cartas de crianças de todos os municípios do Rio de Janeiro, mas, a sua leitura é realizada no prédio dos Correios que fica no Centro do Rio", disse.

    Ainda segundo Gleiciene, nesse ano, todas as cartinhas de Petrópolis foram adotadas. A campanha ocorre em Petrópolis há mais de dez anos. Os pedidos são de crianças na faixa etária de um ano e seis meses até 13 anos e o pedido mais curioso desse ano foi de uma pipa com microfone. "Este ano os pedidos estão bem diversificados, tem amoeba, que é aquela famosa geleca, toalhinha da Barbie e até um pintinho. Continuamos recebendo muitos pedidos de material escolar. Mas, o pedido mais curioso de todos foi o da pipa com microfone", contou.

    Aos padrinhos, os Correios fazem um apelo, para que entreguem os presente até o dia 30 de novembro. Os padrinhos devem entregar os presentes na agência e os Correios entregam os presentes para as crianças. "Pedimos que as pessoas que pegaram as cartinhas colaborem e entreguem os presentes no prazo solicitado porque as crianças têm a expectativa em receber o seu pedido em forma de presente. Se o padrinho não poder atendê-lo, que passe a oportunidade, mas, não fruste a criança", pediu Gleiciene.

    Em 2015, os Correios entregaram 375 presentes. Além de realizar o pedido das crianças e tornar o Natal dos pequenos mais feliz, a campanha incentiva a escrita e ensina as crianças os trâmites para a postagem. "A criança desenvolve com mais satisfação o interesse em demonstrar que escreve e mostra para os adutlos que deseja ser compreendida em sua escrita".

    Campanha é realizada há mais de 25 anos

    A campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil realizada há mais de 25 anos. Desenvolvida em todo país, ela tem como objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade. Nesse ano a campanha está contemplando, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais.

    Últimas