• Câmeras de condomínio no Vale das Videiras registram onça parda perto de casas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2018 18:14

    Câmeras de segurança de um condomínio na região do Vale das Videiras registraram imagens de uma onça parda circulando bem perto de casas na região. Os visitantes inusitados – uma onça parda e dois jaguarundis – foram vistos no último mês. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esteve na região na terça-feira fazendo uma vistoria no local onde os animais circularam.

    A onça foi vista próximo a um condomínio no Vale das Videiras e os jaguarundis, na localidade conhecida como Grotão. Em entrevista concedida a uma emissora de TV, nesta quarta-feira (29), a gestora da Rebio Araras, Isabela Bernardes, explicou que a migração destes animais para áreas urbanas acontece devido ao escasseamento de alimentos de sua cadeia alimentar nas áreas de floresta. Com isso, eles acabam saindo do seu habitat em busca de alimentos. 

    Segundo a gestora, estes animais não apresentam risco de ataque a população porque os humanos não fazem parte de sua cadeia alimentar. “O que é comum acontecer são esses animais atacarem animais domésticos, animais de criação, como galinhas, para poder se alimentar. Então a recomendação é que recolham esses animais em ambiente fechadopara evitar que o felino tenha acesso”, disse. 

    A gestora orienta que toda a população que tenha qualquer indício de que há felino próximo a residência avise a Rebio Araras pelo telefone 2225-1975, para que os casos possam ser monitorados. “Alertamos também para que estes animais não sofram represálias, zelamos pela integridade física deles. E ressaltamos que é crime ambiental maltratar ou matar animais silvestres. Cabe punição, inclusive multa”, destacou. 

    O órgão informou que serão feitos folhetins informativos para distribuir a população sobre os cuidados que devem ter para conviver com a presença destes animais. 

    Últimas