• Câmara Municipal e UERJ firmam parceria para Gestão e Preservação do Palácio Amarelo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2020 15:40

    Uma parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) vai traçar o planejamento estratégico participativo para a gestão do Palácio Amarelo, sede da Câmara. O convênio, que tem um prazo de três a cinco anos para ser concluído, vai permitir a elaboração de um plano de ação para a restauração do prédio e também uma participação mais ativa da sociedade civil.

    “É um projeto estratégico participativo que não existe em Petrópolis e tão pouco em outras cidades do país. Essa parceria será desenvolvida com toda a sociedade civil para traçar planos para a preservação do Palácio Amarelo”, disse a professora adjunta da UERJ e arquiteta Maria das Graças Ferreira, que também é a coordenadora do Projeto Estratégico Participativo do Palácio Amarelo – CMP.

    A coordenadora explicou que o projeto será dividido em três eixos ao longo desses cinco anos e que um Núcleo de Inovação será implantado na Câmara Municipal para desenvolver as ações. Cinco professores e cinco estagiários (que serão contratados pelo Legislativo) atuarão nesse planejamento.

    “Não serão desenvolvidas ações apenas para o aspecto físico, como o restauro, mas também o no seu aspecto social com a participação da sociedade promovendo atividades e exposições abertas ao público”, explicou a coordenadora. “O objetivo é que todos conheçam melhor sua história e participem de um processo de restauração de um monumento da importância do Palácio Amarelo”, destacou Maria da Graças.

    Nesta sexta (4), acontece um seminário online para o lançamento da parceria entre a UERJ e a Câmara Municipal. E a partir de janeiro de 2021 novos encontros estão sendo programados.

    Últimas