• Café pode ser um bom aliado para perder peso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2016 09:30

    Os dias frios que já começaram em Petrópolis são um verdadeiro convite para que as pessoas comam alimentos mais pesados, como por exemplo as massas. E essas guloseimas calóricas podem se tornar verdadeiros vilões da dieta. Outro ponto é que neste período do ano muitos desanimam de ir às academias e acabam optando por ficar debaixo dos edredons, assistindo a um filme, e se mantendo quentinhos. É justamente aí que mora o perigo, apesar de no inverno o corpo humano gastar naturalmente mais energia, levando em conta que precisa manter a temperatura corpórea.

    Justamente visando manter o corpo aquecido, o organismo automaticamente “pede” mais comida já que é através dela que obtemos a primeira fonte de energia. Além disso, especialistas ressaltam os “desejos” acentuados de ingestão de carboidratos, como massas, pães, bolos, torradas, arroz, doces, e etc, já que são fontes rápidas de energia. Há também a vontade de tomar bebidas quentes, como chá, café e chocolate quente, que não são grandes vilões. O problema é que normalmente essas bebidas são associadas a biscoitos, salgados e bolachas calóricas. 

    Até mesmo a sopa, prato normalmente leve, costuma vir acompanhada daquele pãozinho. “Nesse caso, é indicado o consumo de chás, sopas de legumes (sem adição de carnes gordas e etc), sem o pão, queijos e croutons. O café também pode se tornar um aliado, pois além de nos aquecer, promove maior gasto calórico, por ser uma substância termogênica. Porém, cuidado ao adoçá-lo, procure opções saudáveis como açúcar demerara ou mascavo, ou adoçantes naturais à base de stévia”, ressaltou a nutricionista Nathália Pinho. 

    Ainda de acordo com a especialista, o que tem que ficar claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também na cabeça das pessoas. “O inverno é propício para a ingestão de queijos variados com vinho, mas se a pessoa não controlar a quantidade desses petiscos, não será o gasto “a mais” natural do corpo que conseguirá deixar a balança equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que são ingeridas nesses alimentos. Portanto, se não houver cuidado, o ponteiro da balança subirá sem que isso seja facilmente percebido, já que as roupas de inverno são mais largas”, salientou.

    Os alimentos mais indicados nessa época são: café, chá, sopa, leite desnatado quente com canela, e frutas assadas com canela. “A canela é um alimento chave no frio, ela é barata, termogênica, gostosa, acompanha diversos pratos, desde chás até doces mais elaborados, e pode ser usada sem culpa”, disse.

    Apesar de todas as tentações e às vezes a preguiça nos dias mais frios, não há motivos para adiar a dieta. “A dificuldade da dieta é a mesma, o que torna mais difícil o emagrecimento no inverno é o fato das pessoas procurarem mais alimentos calóricos”, explica.

    Últimas