• Cachoeira e poços refrescam o verão de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/12/2016 06:20

    Com a chegada do verão até mesmo Petrópolis tem vivido dias quentes. Sem praia e com poucos clubes, muitos petropolitanos e turistas aproveitam as cachoeiras e poços entre uma montanha e outra para se refrescar.  No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. E também observar as normas de trânsito, pois em alguns lugares o estacionamento irregular já começa a atrapalhar a passagem de ônibus.

    Caxambu, Secretário e Bonfim oferecem algumas cachoeiras e trilhas para quem quiser se aventurar – ou apenas desfrutar um pouco a natureza. Esse é o caso da aposentada Aparecida Venceslau, de 69 anos. Natural de Marília-SP, ela veio passar as festas de fim de ano com os filhos, que moram em Petrópolis, e eles a levaram na cachoeira do Bonfim para passear. "É diferente do que temos em São Paulo. Mas estou gostando muito”, disse. Assim como ela, outros banhistas aproveitaram o ponto facultativo de ontem para ir ao local.

    No entanto, o Bonfim já tem apresentado problemas de trânsito. Muitos motoristas não respeitam as normas de estacionamento ao longo da via, que é estreita. O resultado é que o ônibus Pinheiral (linha 611) já parou de subir até o ponto final. Entre às 13h e às 18h, os coletivos não passam do Posto de Saúde, onde os passageiros são obrigados a descer e subir a pé, de acordo com Paulo Roberto, mais conhecido como “Tchê”, comerciante há 40 anos no local. “Nessa época, normalmente já havia agentes da CPTrans aqui em outros anos, mas esse ano até agora não veio ninguém”.

    A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que informou que enviará uma equipe ao local.

    A Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo tem um manual de cuidados que devem ser tomados: os turistas devem respeitar as sinalizações de perigo; conhecer o local ou buscar informações; nunca frequentar cachoeiras desacompanhado; dar preferência para locais que contem com equipe de resgate. Além disso, sempre é bom entrar na água e conhecer o ambiente antes de mergulhar a certa altura, para não correr o risco de cair em cima de pedras. O consumo de bebidas alcoólicas enquanto se banhar não é recomendado também.



    Últimas