• Cabelos afro em alta na temporada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/11/2016 09:15

    Engana-se quem pensa que cabelos crespos são todos iguais. Poucos sabem, mas existe uma classificação para cada tipo de fio. Cachos, cachinhos e ondas são termos, geralmente, usados para definir os níveis de formato dos cabelos. Mas existe uma divisão em categorias para identificar a textura de cada um. 

    O sistema de classificação de tipos de cachos foi inventado pelo cabeleireiro norte-americano Andre Walker, para escolher o tratamento adequado e quais produtos certos para obter um cabelo saudável e perfeito. 

    Walker dividiu os tipos de cabelo em quatro categorias: liso, ondulado, cacheado e crespo. E cada um deles é identificado por números, que vão de 1 a 4, seguidos de letras, que seriam a estrutura dos fios. Os cabelos cacheados se enquadram na numeração 3. Esses formam os cachos mais abertos e costumam ser modelados com brilho natural. Já os cabelos crespos se enquadram na categoria 4. Parecem ser grossos, mas são finos e com muitos fios unidos, tornando-se mais sensíveis e delicados. Por causa de sua estrutura irregular, não recebem oleosidade produzida pelo couro cabeludo, assim não recebem a hidratação necessária para a sua nutrição. 

    O cabeleireiro Tom Horichi disse que a mulher negra está cada vez mais assumindo os seus cachos, o que para ele é uma valorização da raça. “A beleza da mulher negra, muitas das vezes, está no cabelo. E elas estão tendo a consciência disso e deixando de usar química. Os cabelos afros são bem sensíveis, a química geralmente danifica os fios. As negras que querem ter os cabelos lisos, na minha opinião, tinham que adotar o método das americanas que usam perucas e preservam os seus crespos”.

    Por ter menos camadas de cutículas, o cabelo afro é mais frágil, tendo menos proteção natural contra os danos. “O ideal para os fios é a hidratação. Eu aconselho produtos emolientes, como óleos, manteigas, extratos e proteínas vegetais”, diz Horichi.

    Já para a nutrição, o hairstyle indica cremes à base de colágeno. Outro produto que ele aconselha é a queratina em quantidade moderada. “O ponto chave para o cabelo crespo é a queratina, que também ajuda a nutrir o cabelo. Mas é aconselhado usar uma vez por mês, porque enrijece os fios que podem se tornar quebradiços”, explica Tom.

    Tom diz que os cabelos crespos já são secos por natureza e para devolver a maleabilidade, uma dica é a umidificação. “Não precisa lavar os cabelos. Passa um óleo de coco natural nos fios sujos e seca com secador. O secador vai ajudar a dilatar a cutícula, que vai absorver as propriedades do produto fazendo o papel da oleosidade natural do cabelo”.

    Segundo Tom, cabelos crespos devem ser penteados molhados. “Lavou. Penteou. Depois de secos fica difícil dar definição para os cachos, ao menos que você queira volume. O ideal é passar um leave-in. Um truque bom para pentear sem molhar o cabelo é misturar soro fisiológico com creme de pentear. Acordou, o cabelo não está legal? Dá uma borrifada com o preparado, amassa os cachos com as mãos e pronto”, finaliza Horichi.


    Tipos de cabelos

    Tipo 1 – Lisos 

    1A: Não possui nenhum tipo de ondulação. O fio é pouco encorpado e fino.

    1B: Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso.

    1C: Os fios também não possuem ondulações. Mas os fios são grossos.


    Tipo 2 – Ondulados

    2A: Cabelo com a raiz lisa e as ondulações no comprimento e nas pontas, as ondas são em “S”.

    2B: A raiz é mais lisa e as ondulações se formam em todo o cabelo como se fossem a letra S na forma de ondas mais intensas.

    2C: Os fios são mais grossos, espessos e resistentes e, geralmente, apresentam cachos soltos e grandes. 


    Tipo 3 – Cacheados

    3A: Os fios formam cachos grandes, soltos e espaçados no formato de espiral.

    3B: Os cachos são em espiral e mais definidos por toda a extensão do cabelo, alguns mais fechados e outros mais abertos. A raiz é mais ondulada que cacheada, os fios são mais ressecados.

    3C: Os cachos são bem definidos, fechados, densos, grossos e bem próximos, ou seja, bem apertados. Ele é mais poroso e mais ressecado.


    Tipo 4 – Crespos

    4A: São os cabelos afros, também chamados de crespos, com tendência a volume e mais frágeis. Fios bem enrolados desde a raiz e que formam cachos pequenos e apertados.

    4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade, são finos e bem frágeis.

    4C: O formato padrão desses fios são ondas em “Z”, podem formar cachinhos bem estreitos em algumas partes, muito parecidos com a textura 4B ou não apresentarem cachos em algumas regiões. Os fios do cabelo 4C ficam bem juntinhos e sofrem o fator encolhimento.




    Últimas