Buracos na Rua Professor João de Deus colocam condutores em risco
Como em boa parte da cidade, a Rua Professor João de Deus, no Quarteirão Brasileiro, sofre com problemas de manutenção viária e preocupa os moradores da localidade. Boa parte dos buracos estão em um declive da via, o que coloca em risco os condutores que precisam desviar das crateras com farelos de asfalto e, em alguns casos, com entulhos domiciliares colocados por moradores na intenção de amenizar o problema.
Devido ao tamanho dos buracos que se formaram na rua, a colocação de entulho e terra resolve em parte o problema, mas cria outro: o risco de acidentes. “Precisamos dar o nosso jeito porque o governo não quer saber do que está acontecendo aqui. Quando chove fica ainda pior e, como chegamos no período das chuvas, a situação, com certeza, ficará ainda pior” disse um morador que pediu para não ser identificado.
Segundo os moradores, a via não recebe manutenção viária há muito tempo. “Tá horrível isso aqui. Eu tenho moto e preciso subir e descer a rua com muito cuidado. Geralmente subo com minha filha na garupa e a atenção precisa ser ainda mais redobrada para não derrapar nessa terra ou cair quando escapo dos buracos” conta o marceneiro Miguel Muniz da Silva, 51 anos.
Márcio Soares Pereira, 39 anos, mora em frente a um dos trechos mais afetados da rua. O porteiro reclama dos entulhos e terras que jorram dos buracos com a água da chuva. “Esse asfalto não tem qualidade e, quando chove, as águas destroem ainda mais as ruas. Não existe uma manutenção adequada e quando há, não usam materiais de boa qualidade. Uma hora dessas um carro pode bater no muro de alguém aqui por causa desses buracos, porque poucos são os trechos que os motoristas possam escapar” reclama o morador.
Em nota, a prefeitura disse que seu programa denominado "Mais Asfalto" vem atuando em duas frentes, tanto na pavimentação de trechos de grande circulação de veículos e trânsito intenso, quanto na manutenção viária nos bairros, com foco em locais que servem de itinerário de ônibus. A pasta disse que a Rua Professor João de Deus está incluída na programação de serviços das equipes da Secretaria de Obras para receber o serviço de manutenção viária até a próxima semana.