• Brasil derrota a Costa Rica por 2×0

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2018 17:25

    A vitória do Brasil sobre a Costa Rica por 2 a 0, com gols nos acréscimos, tira peso das costas, soma 4 pontos no Grupo F e permite até empatar com a Sérvia na última rodada para se classificar. Rendimento abaixo do esperado no primeiro tempo deixa torcedores apreensivos. 

    A sexta-feira começou mais tarde para a maioria dos brasileiros. Isso porque o Brasil parou às 9h para assistir ao jogo da Seleção na Copa da Rússia. E esses milhões de brasileiros tiveram que acalmar os corações antes de retornar ao trabalho. Isso porque os gols da partida só aconteceram após o término do tempo regulamentar. 

    No primeiro tempo, o Brasil se mostrou apático e bem abaixo do que poderia render, tanto que a melhor chance dos 45 minutos iniciais foi da Costa Rica, após cruzamento rasteiro vindo da linha de fundo: o atacante costarriquenho quase marcou, chutando a bola rente à trave de Alisson. 

    Na etapa complementar, o técnico Tite lançou Douglas Costa no lugar de Willian. A equipe ganhou velocidade e passou a dominar completamente a partida. O goleiro Navas, dos adversários e do Real Madrid, teve muito trabalho para conter o ataque brasileiro. 

    Apesar da pressão, o Brasil não conseguia furar o bloqueio rival. Aos 40 minutos, Neymar recebeu a bola dentro da área, cortou o zagueiro e foi segurado pelo defensor. O árbitro marcou pênalti. Mais uma vez, a tecnologia jogou contra os brasileiros. A equipe do VAR entendeu o lance como jogada normal e anulou a penalidade. 

    O jogo ganhava contornos dramáticos. O empate complicaria e muito a situação da Seleção Brasileira na Copa. Então, aos 46 minutos do segundo tempo, em cruzamento na área, Firmino desviou de cabeça, Gabriel Jesus tentou dominar e a bola sobrou para Philippe Coutinho empurrar para as redes, de bico, por baixo das pernas de Navas: 1 a 0. Na comemoração, o treinador Tite não conteve a euforia e protagonizou um lance no mínimo engraçado. A empolgação do comandante foi tanta que ele tropeçou, caiu e virou uma cambalhota. Os torcedores não perdoaram e a imagem já virou “meme” nas redes sociais. 

    Ainda deu tempo de o Brasil marcar o segundo. E o gol não poderia ter autor melhor. Neymar aproveitou cruzamento e só teve o trabalho de tocar a bola para as redes. O feito tirou um piano das costas do camisa 10, que no fim da partida ajoelhou no gramado de São Petersburgo e chorou copiosamente. 

    Com o 2 a 0, o Brasil fica a um empate diante da Sérvia para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia.

    Últimas