• Bombeiros planejam ações para reduzir índices de incêndios florestais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/06/2019 17:43

    O comandante do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente coronel Gil Kempers, anunciou que a equipe está trabalhando no planejamento de ações para prevenir e mitigar as consequências dos incêndios florestais na cidade. Dados da corporação mostram que 98% das ocorrências registradas em 2018 aconteceram em áreas urbanas, a maioria aos domingos, em horários das 12h às 18h. 

    Leia também: Ação humana é responsável por 96% dos casos de incêndios florestais em Petrópolis, diz 15° GBM

    Segundo o comandante, o levantamento mostra que os incêndios, geralmente, começam quando uma pessoa inicia uma limpeza de terreno, às vezes apenas para retirar folhas do quintal. “Vemos que em muitos casos as pessoas, de maneira culposa (sem intenção), colocam fogo neste lixo e acabam perdendo o controle. O fogo atinge área de mata próxima ao imóvel e acaba colocando em risco tanto sua residência, quanto as demais moradias e vidas ao redor”, explica.

    Ainda segundo os dados, Quitandinha, Caxambu, Centro, Cascatinha, Carangola, BR-040, Samambaia, Morin, Corrêas e Fazenda Inglesa estão entre as áreas mais sensíveis a incêndios florestais em Petrópolis.

    Leia também: Órgãos se unem para reduzir o número de queimadas no período de estiagem

    Últimas