• Bombeiros conseguem extinguir fogo em vários pontos da cidade, mas ainda trabalham no Retiro das Pedras, em Pedro do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/09/2020 10:59

    Depois de um sábado agitado, com vários focos de incêndio em vegetação surgindo simultaneamente em diferentes pontos da cidade, os bombeiros encerraram o dia ainda atuando no combate às chamas, mas já com a sensação de dever cumprido. Antes mesmo de a chuva começar a cair em algumas região, as equipes já tinham conseguido debelar focos no Vale do Carangola e no Retiro, em Nogueira. no vale das Videiras e em Itaipava – o fogo se alastrou rapidamente em área de mata atrás do Shopping Estação Itaipava e também na Estrada Pgilúvio Cerqueira Rodrigues (Estrada de Teresópolis), na altura da pousada Capim Limão. Neste domingo, ainda há equipes atuando na região de Retiro das Pedras, em Pedro do Rio. 

    Segundo o comandante do 15º GBM, tenente coronel Gil Kempers, 30 homens dos Bombeiros, ICMBio, Inea, Defesa Civil e Guarda Civil fazem o monitoramento da área e o combate às chamas em Pedro do Rio. Em algumas áreas ainda não choveu, por isso a preocupação de manter o controle nas áreas. Ele reforçou a importância de as pessoas não queimarem de lixo ou limpeza de terrenos usando fogo, já que a probabilidade de a ação sair do controle é grande. Ele também voltou a pedir que as pessoas denunciem a soltura de balões, que com frequência também é causa do surgimento de focos de incêndio, muitas vezes em áreas altas e de difícil acesso.

    Homenagem

     

    Ontem, uma homenagem de uma moradora do Vale dos Esquilos emocionou as equipes. Em meio ao trabalho para tentar controlar as chamas, que consumiram grande área verde na região, a senhora, de 85 anos, escreveu um bilhete às equipes. No texto, ela diz que, em meio aos seus bordados e orações, se viu num filme real, visto da janela de casa. “Na minha janela vi não artistas, mas nossos heróis anônimos, lutando contra o fogo”, disse. Na região, as equipes precisaram usar um helicóptero para tentar resfriar as áreas onde ainda havia fogo. As equipes usaram a água da piscina de uma casa da região, acessada com dificuldade pela aeronave. Imagens registradas por moradores mostraram a perícia do piloto, que, sem área para pouso, desce em meio às árvores para chegar até a área da piscina.   

     

     

    Últimas