• Bombeiros buscam recursos para revitalizar caminhão de 1930

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/04/2019 12:00

    O Corpo de Bombeiros de Petrópolis está em busca de recursos para tirar o papel o o projeto de revitalização do caminhão modelo bomba de fabricação inglesa, do ano de 1930. A campanha ganhou o apoio da Prefeitura, que também tem o apoio de empresários locais para a ação. O projeto contempla também a construção de um espaço aberto para visitação do público, no próprio 15º GBM, na Avenida Barão do Rio Branco, além da elaboração e impressão de um livreto voltado para o público infantil e um audiobook para crianças com deficiência auditiva. A conclusão do projeto irá beneficiar a cidade, oferecendo mais uma atração a moradores e turistas. 

    Leia também: Primeira viatura usada pelos bombeiros em combate a incêndios agora é patrimônio municipal

    O projeto foi apresentado na terça-feira (16), durante uma reunião na Prefeitura, com a presença do vice-prefeito Baninho; empresários da cidade; o ex-comandante do 15º GBM, tenente-coronel, Ramon Camilo, e o novo comandante do grupamento, tenente-coronel Gil Kempers. “Acreditamos que este projeto pode aproximar o cidadão da instituição, utilizando a cultura e a preservação de um patrimônio histórico. Estamos captando recursos para execução do projeto, além de buscarmos o incentivo da Lei Rouanet”, contou o Tenente-Coronel, Ramon Camilo, que deu início ao processo e deixou o comando do 15º Grupamento do Bombeiros Militares. O projeto agora segue com o novo Comandante tenente-coronel Gil Kempers. 

    Além do espaço construído para a exposição e visitação do público, o objetivo também é alcançar as crianças da rede municipal de ensino. O projeto prevê que estudantes terão uma visita guiada e poderão assistir um vídeo mostrando todo processo de restauração do veículo. Serão produzidos livretos educativos com a finalidade de conscientizar a próxima geração na prevenção de catástrofes, principalmente em construções irregulares. 

    “Estamos mobilizando os empresários da cidade para que possam contribuir com este projeto que muito agrega ao município. Podemos ganhar mais um ponto turístico, e contribuir para preservação da história da corporação. É um projeto que beneficia também a rede municipal de ensino, ou seja, só traz benefícios para a cidade”, pontuou o vice-prefeito Baninho. 

    O município doou o caminhão para o Corpo de Bombeiros em 2017, e no ano passado ele foi tombado como Patrimônio Histórico do Município. O veículo participou do primeiro combate a incêndio de Petrópolis, e é o único do modelo existente no país, o que o torna mais raro.

    Últimas