• Bombeiros alertam para riscos e cuidados em cachoeiras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/12/2018 09:18

    A Equipe do Corpo de Bombeiros alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados por banhistas ao frequentarem poços e cachoeiras nesta época do ano. Durante o verão, a incidência de chuvas fortes é maior por causa das altas temperaturas, o que aumenta consideravelmente o nível dos rios e poços e, consequentemente, a correnteza, podendo causar afogamentos.

    Leia também: Homem morre afogado no poço da Rocinha, em Secretário  

    Quem opta pelos passeios nas cachoeiras da região, deve tomar cuidado ao se deslocar entre as pedras. Isso porque, mesmo estando aparentemente secas, podem estar escorregadias por causa do acúmulo de logo. O Corpo de Bombeiros alerta que mesmo conhecendo bem a cachoeira, é importante verificar a profundidade do local antes de se banhar. “Os níveis são bastante instáveis, e assim, as pedras, troncos de árvores e a terra no fundo movimentam-se bastante”, explicou o comandante do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, Ramon Camilo. 

    O comandante também chama a atenção para o uso de chinelos e sandálias de dedo. “Esses calçados não proporcionam a firmeza ideal e podem causar acidentes”, comentou, aconselhando que sejam evitados pulos e saltos entre pedras e brincadeiras que envolvam empurrões ou tombos nessas áreas. Outra recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e/ou materiais entorpecentes, pois o corpo deve estar pleno para lidar com eventuais acidentes.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, outro fenômeno que pode causar afogamentos são as cabeças e trombas d'água. A tromba d’água é a chuva forte que cai localizada, por no máximo meia hora, e que provoca enchente na cabeceira de um rio. Já a cabeça d’água é um fenômeno proveniente da chuva, que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente. Este tipo de fenômeno se forma quando há forte calor e alta umidade do ar.

    O comandante Ramon Camilo, relatou alguns perigos que podem ser evitados em poços e cachoeiras. “Além da cabeça e da tromba d'água, existe também o risco da formação de redemoinhos nessas áreas. Ou seja, é necessário ter muita atenção quando estiver nesses lugares. Em caso de algum acidente, basta telefonar para o 193, e informar o endereço correto do acidente, e de preferência saber um ponto de referência do local, para que o resgate seja feito com rapidez”, destacou.


    Últimas