• Bispo Dom Gregório Paixão convoca católicos a doar sangue

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/11/2020 15:10

    Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, o bispo diocesano Dom Gregório Paixão, OSB, fez uma doação de sangue nessa quarta-feira (4) no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa e incentivou as pessoas a também doarem. “É uma grande graça poder doar sangue para os irmãos que necessitam. Você que pode, vá ao banco de sangue e faça a sua doação. Com este gesto, vamos dar vida e dar a possibilidade de sobrevida a tantos irmãos e a tantas irmãs que necessitam de sangue”. 

    O gesto do bispo diocesano teve como objetivo incentivar a doação de sangue, principalmente entre a comunidade da Diocese de Petrópolis. Até o dia 14 de novembro acontece a campanha Católico Sangue Bom. “Estamos convocando todos os católicos, mas todos, independente da religião, somos convidados a participar desse ato de alegria, solidariedade e fé. Doar sangue é um gesto de caridade e que ajuda a salvar vidas”, afirmou Dom Gregório Paixão, OSB.  

    Em Petrópolis a doação pode ser feita no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, que fica na rua Doutor Paulo Hervê, número 1.130. Nas demais cidades que formam a Diocese de Petrópolis, os católicos e todas as pessoas interessadas em doar sangue devem procurar uma unidade de saúde e se informar onde podem fazer a doação. 

    O bispo lembrou que nos últimos meses, por causa da pandemia causada pelo Covid-19, a doação de sangue diminuiu muito e por isso “num gesto de caridade e de amor, como teve Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos ajudar as pessoas que necessitam de sangue”, afirmou Dom Gregório, lembrando as palavras de Jesus “enfermo e me visitastes”, frisando que doar sangue é cumprir o mandamento do amor ao próximo. 

    Veja o vídeo:

    Critérios do Ministério da Saúde para doação de sangue:

    Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

    Pesar no mínimo 50 kg;

    Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

    Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

    Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

    Últimas