• Bernardo Rossi fará exame da Covid-19 nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/05/2020 04:00

    Exame da Covid-19

    O prefeito Bernardo Rossi fará exame para a Covid-19 amanhã. Pessoas de seu gabinete, com contato próximo, testaram positivo para a infecção e ele também vai se submeter ao teste para saber se foi contaminado. Esperamos que coce o bolso e faça na rede particular que é para não gastar exames do SUS. 

    Barreiras 1

    O prefeito Bernardo Rossi admitiu que a CPTrans foi responsável pela lambança da escolha, errada, do local para barreira sanitária no Moinho Preto. As manilhas foram colocadas para impedir os veículos, mas acabaram bloqueando a manobra dos ônibus… E aí, a comunidade protestou até que as estruturas fossem retiradas. Tudo isso com intervalo de poucas horas, na terça-feira. 

    Barreiras 2 

    No local, o ex-vereador Marcelo Lessa fez a festa: puxou coro com a galera mandando o prefeito para aquele lugar e aproveitou bem o momento, politicamente.  Sem máscara – assim como a maioria dos moradores – fez transmissões ao vivo de toda a polêmica.  Talvez não funcione… Hoje o eleitor quer mais seriedade.

    Barreiras 3

    Bernardo Rossi, no entanto, está decidido em bloquear mais acessos à cidade. Mas, terá mais cuidado ao escolher onde ficarão as barreiras… De qualquer forma, ele frisa que serão colocadas tantas quantas forem necessárias. 

    Marcelo Lessa aproveitou a lambança da CPTrans no Moinho Preto para fazer vídeos falando mal do prefeito. Teve a companhia de moradores da localidade. E observem: todos sem máscaras…

    Voo livre

    A família de Flávio Dias, instrutor de voo livre, recolheu lixo no Parque São Vicente.  Ficamos impressionados com a quantidade de garrafas: 185. E o que é pior: são fruto de festas que estão ocorrendo nos finais de semana. A prefeitura disse que esteve no local, mas não encontrou as tais festas…

    Mais UTIs 1

    Sem hospital de campanha e com apenas 10 UTIs no Nelson de Sá Earp, hospital de referência para a Covid-19 em Petrópolis, a prefeitura está nas mãos do Hospital Nossa Senhora Aparecida que pertence ao HCC. Já contratou 37 leitos de UTIs lá e o hospital está construindo mais 34. Mas, não dá para esperar que tudo fique pronto. Então, o prefeito Bernardo Rossi já apelou para que os leitos sejam ‘entregues’ a Prefeitura em lotes. Mais 10 ficam prontos nas próximas semanas.

    Mais UTIs 2

    O plano “B” do prefeito Bernardo Rossi é suspender as emergências na UPA Cascatinha e transformá-la num hospital de campanha para a Covid-19.  Está esbarrando na dificuldade de aquisição de equipamentos, como os respiradores. Na UPA Cascatinha, chamada de UPA Vermelha, serão 25 leitos de UTIs. Mas, ontem teve uma boa notícia: 10 respiradores já chegaram. 

    Mais UTIs 3

    Em suas divulgações a prefeitura diz que “recebeu” leitos de UTIs. Não é isso, não: con-tra-tou e, portanto, está pagando por isso. Não está “recebendo” nada de graça. Faria bem à imagem do prefeito que fosse divulgado isso, inclusive o investimento. Por 37 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora Aparecida, o gasto da Prefeitura é de R$ 2,5 milhões por mês.  

    Mudança de protocolo 1

     A observação é do diretor técnico do Hospital Clínico de Corrêas, Haroldo Kurike: há um aumento do número de casos de pacientes que já chegam grave aos hospitais.  E Partisans acreditam que se deve ao protocolo adotado nas cidades que indica que as pessoas devem procurar ajuda médica somente depois de uma semana de sintomas… Aí quando recorrem aos hospitais, já era. 

    Mudança de protocolo 2

    No Estado, houve mudança neste protocolo e agora – evidentemente porque há mais exames disponíveis – a orientação é buscar ajuda aos primeiros sintomas. Isso vai dar reflexo no número de internações, casos graves e utilização de leitos de UTI. Hoje, os pacientes ficam mais de 15 dias em UTIs até conseguirem se recuperar. 

    Gratidão

    Com olhar voltado para as condições psicológicas de todos aqueles que deixam seus lares e vão ao encontro dos pacientes nas unidades hospitalares, a estudante de enfermagem Ana Clara Malheiros idealizou o projeto “Profissionais que amam a vida”. Ela recolhe mensagens de apoio e agradecimento da população, para entregar aos profissionais de saúde que estão atuando nesse período de pandemia. Para participar, basta enviar um e-mail com a sua mensagem para: profissionaisqueamamavida@gmail.com. 

    Ana Clara Lahr Malheiros, aluna do 1º período de Enfermagem da FMP/Fase, é a idealizadora do projeto “Profissionais que amam a vida”. 

     

    Últimas