• Banda Frei Aniceto se apresenta neste sábado no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/08/2018 06:00

    A Banda Marcial Frei Aniceto é a atração deste sábado (25) da programação do Circuito Imperial de Bandas Marciais. O grupo, que pertence à Escola São Judas Tadeu, na Mosela, estará a partir de 16h na escadaria dos Correios, no Centro Histórico. O Circuito, que começou no início do mês, vai até novembro, com a participação de 11 bandas da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban). Elas se apresentam sempre nos fins de semana, também em outros locais, como as praças da Inconfidência, Dom Pedro e da Liberdade. Em outubro, o CEU da Posse ainda vai contar com um mini festival, com a participação de três grupos.

    Promovido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o Circuito tem como objetivo fomentar a cultura, proporcionando uma programação musical permanente, gratuita, e que valorize a tradição local e os espaços públicos. A Banda Marcial Frei Aniceto encerra a programação de agosto com a alegria dos alunos e ex-alunos da escola. Fundada em 2001, a banda leva este nome em homenagem ao Frei fundador da escola, Aniceto Kroker. As cores do grupo são baseadas nas cores da bandeira da Alemanha: vermelho, preto e amarelo (dourado).

    Para o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, os circuitos criados pela pasta são uma forma de incentivar a música na cidade e preservar uma tradição. “Temos bandas marciais em Petrópolis com mais de 60 anos de fundação. Muitas pessoas que fizeram parte desses grupos quando crianças hoje levam os filhos, os netos. Assim como os corais, as bandas também são parte da cultura de Petrópolis”, destaca, lembrando que além de valorizar o segmento, o circuito também movimenta a cidade, chamando a atenção, inclusive, de turistas.

    Ao todo, são três apresentações em agosto e três em setembro. Já no dia 14 de outubro, haverá a apresentação de três bandas juntas, no CEU da Posse, às 16h. E em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 14 e deverá contar também com o segmento na programação.
     

    Últimas