• Banco de sangue comemora o mês do doador com programação especial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2019 18:20

    Novembro é o mês do doador de sangue, e o dia 25 foi a data escolhida para festejar esses anônimos personagens ao mesmo tempo em que se conscientiza a todos sobre a importância desse atitude. Milhares de pessoas são responsáveis por salvar outras milhares de vidas todos os anos. Muitas, porém, sequer sabem disso. Os doadores de sangue, pessoas munidas de amor ao próximo e solidariedade, dirigem-se aos bancos de sangue de todo o país para, voluntariamente, tornar-se heróis.

    Para comemorar a ocasião, nos próximos dias 23 e 25, o Banco de Sangue Santa Teresa contará com uma programação especial. Além de uma festinha para pacientes e funcionários, no primeiro dia haverá uma apresentação do grupo Tribo de Gonzaga e também dos doutores da alegria. No segundo dia, o espaço receberá o grupo Dó Ré Mi.

    O objetivo, segundo a captadora Eliane Custódio, é homenagear e agradecer a todos estes cidadãos que generosamente contribuem para salvar a vida de inúmeras pessoas e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue. “Infelizmente, se compararmos o número de doadores com o de não doadores, a imensa maioria da população ainda não realiza esse ato solidário. Muitas só despertam para essa importância quando um parente ou um amigo próximo é quem necessita de sangue. Em contrapartida, todos os dias realizamos centenas de transfusões que dependem, exclusivamente, das doações”, afirma.

    Há ainda outro fator que chama a atenção nesta época do ano. Com o tempo quente, estima-se que haja uma queda de cerca de 40% nas doações. A proximidade do verão, as férias de fim de ano e as festas que se aproximam são outras preocupações, já que muitos voluntários acabam viajando e, assim, o número de doações pode cair ainda mais. “O mês do doador tem tudo para ser especial. Para isso contamos com a ajuda de todos os voluntários nesse ato de amor”, declarou Eliane.

    Doador a mais de 30 anos, o petropolitano Walmir Figueiredo, de 55 anos, conta que faz questão de manter a regularidade nas doações para continuar auxiliando no salvamento de vidas. “Eu paro para refletir e penso: ‘doar dinheiro é tão fácil’. É algo que vem e vai. A vida é inestimável, por isso faço questão de deixar um pouquinho da minha para quem precisa”, disse.

    Sobre a data

    O Dia Nacional do Doador foi criado em 30 de junho de 1964. A importância de doar é fácil de ser explicada. O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

    O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro, Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias. Atualmente, o Banco de Sangue recebe, em média, apenas 40 bolsas de sangue por dia – uma meta distante do ideal, que corresponde a entre 70 e 80.

    A unidade está localizada no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso nº 477, no Bingen. O local possui estacionamento para doadores.

    Últimas