• Bancários em greve mobilizam a categoria para doar sangue no HST

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2016 11:05

    Sem chegar a um acordo sobre o fim da greve dos bancários, que já chegou ao 11º dia de paralisação, o Sindicato dos Bancários de Petrópolis (Sindbancários) iniciou ontem a 2ª edição do “Piquet Solidário” e está convocando a categoria a fazer a doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. Todos os trabalhadores do setor estão sendo convidados a participar da iniciativa.

    Os integrantes da direção do sindicato deram o exemplo e doaram sangue ontem na parte da manhã. Segundo o presidente do Sindbancários, Marcos Alvarenga, a expectativa é de que mais de 20 profissionais participem da campanha por dia. “Não temos data de término para essa campanha. A intenção é aproveitar a mobilização causada pela greve para chamar a atenção da classe e da população em geral sobre a importância da doação. A direção do sindicato fez questão de puxar essa fila e vamos fazer uma campanha forte nas mídias sociais sobre a ação. Já enviamos o pedido através do nosso informativo para todas as agências”, contou Marcos.

    Os bancários levaram para o Banco de Sangue uma faixa chamativa com o texto “Enquanto os banqueiros sugam nosso sangue, o bancário doa. Doe também!”.

    “A intenção é chamar a atenção para a causa. Já sou doador, participo de algumas campanhas e faço questão de chamar os amigos para abraçarem essa causa. Estamos dando exemplo e essa simples ação salva muitas vidas”, contou Robson Voigt, diretor do Sindbancários.

    Segundo o captador líder do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, Alexandre Paladino, um aumento representativo no número de doadores foi constatado nos últimos dias. No começo do mês, o Banco do Sangue fez um apelo por doadores, porque as doações estavam 32% abaixo do ideal.

    “Essas iniciativas nos ajudaram bastante. Nesta semana os policiais militares vieram e isso também chamou muita gente. Também iniciamos a campanha do Botafogo que, por dez dias, tem a intenção de convocar a torcida do time para fazer a doação. Estamos trabalhando e contando com a ajuda da população para manter o estoque estável. Também conseguimos agendar algumas palestras em empresas, e isso é muito bom”, contou Alexandre.

    O sangue doado passa por uma série de exames como tipo sanguíneo ABO e RH, pesquisa de anticorpos irregulares, hepatite B, hepatite C, chagas, sífilis, Aids, HTLV I e II. Vale lembrar também que os doadores de sangue têm direito a uma hora de estacionamento por dia nos estacionamentos públicos da cidade, parquímetros, mediante comprovação e cadastro na CPTrans, além de 50% de desconto nos eventos promovidos pelo Poder Público Municipal e também acesso às filas preferenciais dos bancos, conforme Lei Municipal 5.969. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias. Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue do Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. 




    Últimas