• Audiência pública vai discutir ciclofaixas e ciclorrotas hoje na Câmara

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  • 31/10/2019 11:14

    Nesta quinta-feira, às 19h, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Petrópolis será palco de uma audiência pública que vai debater a ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco e a implantação de malha cicloviária na cidade. A audiência foi marcada pelo vereador Marcelo Lessa (SD), a pedido da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe). O encontro é o primeiro de uma série que irá discutir projetos e melhorias necessárias para dar mais segurança principalmente à única via sinalizada para ciclistas na cidade.

    A audiência é aberta à população. O objetivo é discutir medidas imediatas de melhoria na pintura e na sinalização da ciclofaixa, além de projetos de curto e médio prazo que ajudem a dar mais segurança aos ciclistas ao mesmo tempo que incentivam mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte.

    Desde que foi criada, a Acipe cobra a melhoria na sinalização da Avenida Barão do Rio Branco. “Mais do que isso. Cobra uma campanha de conscientização do poder público junto a motoristas e ciclistas para tornar a convivência diária segura, pacífica”, destaca a presidente da Acipe, Isabella Guedes.

    No último dia 15, a avenida Barão do Rio Branco foi cenário de uma tragédia: a morte do ciclista Carlos Alberto Guimarães da Silva, de 63 anos. Segundo relato de testemunhas e da equipe médica do Samu – que prestou socorro ao ciclista, ele trafegava na ciclofaixa sentido bairro e foi obrigado a desviar de um carro estacionado irregularmente, no trecho próximo ao Fórum Municipal. Carlos foi atropelado por um veículo que vinha logo atrás dele.

    Leia também: Para estimular o uso das bicicletas, Petrópolis pode ter ciclorrotas no Centro

    “É inaceitável o que aconteceu com o Carlos. Essa é uma morte que deveria ter sido evitada através da implementação de medidas simples que temos solicitado, como fiscalização mais frequente. A ciclofaixa é uma via para ciclistas. O estacionamento sobre a ciclofaixa é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.”, afirma a presidente da Acipe.

    Para a audiência, a Acipe convidou membros do corpo técnico e administrativo da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, além de representantes das secretarias de Planejamento e Gestão Estratégica, de Saúde, de Cultura e Esportes, e de Educação do município. “A atuação conjunta destas Secretarias, em um caráter colaborativo, certamente trará soluções excelentes para a mobilidade urbana em Petrópolis”, ressalta Isabella.

    Você entende a diferenciação de cada uma das modalidades de divisão ou compartilhamento do espaço público por ciclistas?

    Na ciclovia os ciclistas são separados do tráfego comum e dos pedestres numa faixa exclusiva delimitada com obstáculos físicos como barreiras de cimento, micropostes, etc. Já a ciclofaixa é idêntica à ciclovia, porém, não tem delimitação física, apenas cores e faixas separam os ciclistas dos demais.

    Ciclorotas são vias de uso comum com sinalização de que fazem parte de uma rota indicada para ciclistas, ou seja, que devido o espaço ser compartilhado, todos devem redobrar a atenção, veículos e motos devem diminuir a velocidade e as prioridades devem ser respeitadas: o mais forte deve proteger e dar preferência ao mais fraco. Essas vias são escolhidas por ligarem pontos importantes da cidade e por terem fluxo de trânsito mais brando favorecendo os ciclistas.

    Por fim, existe ainda a ciclofaixa de lazer, que é uma ciclofaixa temporária normalmente ativada aos domingos e feriados, com sinalização e suporte da companhia de trânsito para que todos possam aproveitar a bicicleta como lazer.

     

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