• Atleta do Magnólia já está garantida para as Olimpíadas de Tóquio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2019 10:06

    A pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Pentatlo Moderno já definiu quase a metade do total de vagas destinas à modalidade no torneio do ano que vem. A corrida para as Olimpíadas do Japão já teve quatro de oito qualificatórias realizadas e distribuiu 32 das 72 vagas. Dentre os classificados está a brasileira Ieda Guimarães, de 18 anos (foto), que pertence ao time de esgrima do Magnólia, clube que nesta semana reinaugurou o seu ginásio. Ieda se garantiu em Tóquio 2020 ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no fim de julho.

    A conquista da brasileira veio após o quarto lugar da disputa que reuniu 32 competidoras na capital do Peru. Além dela, outros nove pentatletas do continente (quatro mulheres e cinco homens) se garantiram em Tóquio 2020, obedecendo as regras da qualificação em cada evento individual: os dois melhores dos países das Américas do Norte e Central, os dois melhores dentre os sul-americanos e o quinto melhor de todo o continente. Cada país só pôde classificar um atleta por gênero. O técnico de esgrima de Maria Ieda, Guilherme Gifonne, disse a Tribuna que mais dois competidores do Magnólia podem integrar a seleção brasileira: Danilo Fagundes e William Muinhos. No entanto, Ambos, que fazem parte do clube petropolitano, dependem de seus resultados nas próximas eliminatórias para alcançarem seus objetivos para o ano que vem. “O caminho de Danilo e William serão mais difíceis do que foi para a Ieda. Vão depender de participações em competições e subirem no ranking para conseguir essa vaga no Pentatlo. Não será fácil, mas estamos na torcida”, frisou Giffone.

    Na semana passada, o Magnólia comemorou 91 anos de existência e a classificação de Maria Ieda não foi esquecida. Ela é a primeira brasileira a garantir vaga nos Jogos de Tóquio.

    Leia também: Petropolitana é convidada a participar de mundial de mountain bike no Canadá

    Últimas