• Atendimento da UPA cresce 31% em um ano

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  • 23/09/2019 12:20

    Um aumento médio de 31% nos atendimentos foi o que registraram as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Centro e Cascatinha – após um ano de nova gestão. As unidades que desde agosto de 2018 são administradas pela Prefeitura, através do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), ampliaram o número de consultas, exames, internações e procedimentos cirúrgicos. Somente em consultas, as unidades registraram 255.529 mil atendimentos. Deste montante, a maior parte, 65% dos atendimentos, em clínica médica e 27% em pediatria. As unidades ainda oferecem suporte para odontologia e assistência social. Antes de ser gerida pelo Sehac, as UPAs eram administradas por um consórcio formado por quatro empresas. 

    “São dados que mostram que o município vem acertando na gestão da saúde pública. Temos tido aumento na procura pelos serviços de saúde pública por parte de pessoas que migraram de planos de saúde. Nosso desafio é absorver esta demanda mantendo a qualidade dos serviços, e a nossa estrutura tem dado conta dos atendimentos. E estamos trabalhando para avançar ainda mais com a nova unidade de urgência e emergência em Itaipava, que está em construção. Com ela vamos ampliar os serviços e garantir maior cobertura para a população, facilitando o acesso dos moradores dos distritos ao atendimento”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. 

    As UPAs contam com toda a estrutura para oferecer o atendimento de casos de maior emergência, com instalações necessárias para realizar o acolhimento dos pacientes e estabilização de quadros clínicos, até que sejam concluídas as internações em unidades hospitalares especializadas. As unidades contam com o suporte para o primeiro diagnóstico. Os atendimentos realizados no último ano, geraram 423.664 mil exames, entre laboratoriais, raios-x e eletrocardiogramas. Esse número é 57% maior do registrado em gestão anterior das unidades. O número de internações 24 horas, também é maior – 117% superior – com o acompanhamento de 8.635 pacientes nas salas Vermelha e Amarela, adulta e pediátrica. O número de procedimentos como suturas, drenagens, entre outros, foi 56% maior, com a realização de 3.534 intervenções. 

    Uma das adequações no atendimento feita pela nova gestão foi a inclusão de um médico para realizar as transferências. “Esse foi um dos ajustes que implementamos. Com esse médico, o profissional que realiza as consultas não precisa interromper o atendimento para acompanhar os pacientes nas transferências para exames ou internações. Isso garante agilidade do serviço”, reforça o diretor das UPAs, José Victor Caldeira Junior.

    As UPAs funcionam com sistema de classificação de risco, que prioriza o atendimento dos casos mais graves. Cerca de 300 atendimentos são realizados diariamente pelas equipes em cada unidade. Durante o dia as equipes são formadas por 4 médicos clínicos, 3 pediatras, 1 cirurgião, 1 médico de transferências, 4 enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem – em cada unidade. Os plantões noturnos nas UPAS Centro e Cascatinha também contam com 3 clínicos, 2 pediatras, 4 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem.

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