• Asbamtho: uma instituição focada nas terapias alternativas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2016 13:25

    Uma associação escola sem fins lucrativos voltada para a medicina chinesa, esta é a proposta a Asbamtho, fundada em 1984, por Bartolomeu Alberto Neves, Jorge Ponce, Donati Caleri, Newton Jacques, entre outros.

    “Nos idos de 1980 o movimento alternativo ganhava corpo e visibilidade e as cidades serranas, próximas ao Rio de Janeiro, sinalizavam para uma qualidade de vida bem superior àquelas experimentadas nas grandes cidades. Nós, um grupo de pessoas que já trabalhava na área da saúde alternativa resolveu vir morar aqui. Naquela época tínhamos um restaurante natural, centros de yoga, organizávamos palestras, cursos e muitas atividades na área alternativa”, comenta o atual presidente Donati Caleri.

    O espaço hoje situado bem no centro da cidade, na Rua 16 de Março, tem o intuito de lutar pela regulamentação multiprofissional da Acupuntura, além de organizar e sistematizar cursos de formação em medicina chinesa, com reconhecimento de secretarias de educação e MEC, e difundir esses cursos e práticas em setores mais carentes da população.

    No local são disponibilizados atendimentos com shiatsu e acupuntura e outras práticas alternativas como, por exemplo, yoga e florais. A escola oferece ainda cursos de formação em Medicina Chinesa desde 1993. As inscrições para a segunda turma já estão abertas para o curso de pós-graduação Latu Sensu (especialização) em acupuntura, destinada à graduados na área de saúde, e também para o curso de profissionalização em acupuntura (curso livre), dedicado para pessoas com o segundo grau completo ou graduação em outras áreas.

    O valor da matrícula é de R$ 150 e o investimento do curso fica no valor de 24 mensalidade de R$ 410. Quem fizer inscrição antecipada, indicação do curso para outra pessoa, for profissionais da rede pública ou resida fora do município, conta com 10% de desconto.  A aula inaugural aberta está marcada para o dia 20 de agosto, às 10h e o início oficial do curso está previsto para o dia 3 de setembro, às 9h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2242-0112 e (24) 98132-8148 ou pelo site www.asbamtho.com.br.

    A Asbamtho já realizou diversos projetos em prol de Petrópolis. Um deles foi a criação gratuita do 1º Curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde em Práticas Alternativas, no qual se formaram mais de 100 agentes ao longo dos seis anos de existência.

    “Conseguimos a remuneração desses agentes pela Secretária de Saúde e criamos ainda o Centro Popular de Atendimento Holístico que funcionou durante 8 anos junto ao CDDH, que era mantido através de doações e pelo espírito comunitário dos profissionais que ali atendiam. Participamos também, desde a sua criação, do Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis”, conclui Donati.


    Últimas