• Arte na captura pela naturalidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2016 07:01

    “Good Morning”, este é o nome do projeto do fotógrafo Cadu Dias, que a cada dia ganha destaque e chama a atenção dos usuários das redes sociais. Trata-se de um ensaio fotográfico de mulheres acordando em seu próprio quarto, seu dia a dia, seu cotidiano. 

    Já são cerca de 50 trabalhos nesta mesma linha, que ganham um toque especial por serem exibidas em preto em branco. E a escolha por essas tonalidades não foi por acaso. 

    “Eu sempre falo que as cores roubam a emoção das fotos e isto é muito pertinente a estes ensaios. Além disso, quando vou fazer as fotos não sei as condições que vou encontrar, principalmente no que diz respeito a luz, então também existe um lado prático, visto que na maioria das fotos utilizo um Iso super alto”, justifica. 

    As modelos não seguem um padrão estabelecido de beleza. O que Cadu procura é valorizar a personalidade de cada delas e tornar isto visível e sentido por quem observa as imagens. Desta forma já fez ensaios para o Good Morning apresentando nus, como também mulheres da calça e blusa de manga comprida. A maioria das escolhidas para fazerem parte do projeto ou são mulheres que já fotografou ou amigas. 

    “Faço questão de deixá-las à vontade. Sempre digo que quanto mais eu dirigir menos a pessoa é ela mesma. Deixo a história por conta do imaginário delas. O que faço é apresentar o espaço, verificar a luz e se for necessário sugerir algumas poses”. 

    Na sequência que varia entre 20 e 25 fotografias o profissional faz questão de um enredo. Então, em cada ensaio, ele faz pelo menos uma foto da modelo dormindo, depois acordando e na sequencia domando café, abrindo, a janela, enfim, vivendo a rotina diária. 

    O primeiro trabalho desta série foi feito em 2014 meio que por acaso, a partir das fotos de uma amiga que foram feitas num quarto. A proposta chamou a atenção e ele decidiu fazer algo parecido. Deu certo, ele gostou, decidiu continuar e, desde então, foram muitos elogios. 

    “Me agrada esta proposta do natural, da cara lavada. Tem sito bem legal”. 

    As fotos podem ser conferidas em sua página no facebook: facebook.com/cadupdias. 

    Um pouco sobre Cadu Dias

    Fotógrafo, petropolitano, nascido em 1980, Cadu Dias dedica-se à fotografia de pessoas. Suas especialidades são retratos, sejam eles destinados a books ou publicidade.

    Participou de cursos e workshops organizados por renomados fotógrafos, a fim de aprimorar suas técnicas e percepções. Ele possui conhecimento para o desenvolvimento de trabalhos em locações, utilizando-se de luz natural conjuntamente com iluminação artificial, bem como trabalhos em estúdio.

    Em julho de 2008, Cadu Dias montou a exposição "Jazz Através das Lentes", em Itaipava, na qual apresentou grandes nomes da música petropolitana e nacional "em ação". Já em 2011 foi a vez de “Revelações Gastronômicas”, exposição que apresentava chefs de cozinha participantes do evento Petrópolis Gourmet.

    Já passaram pelas suas lentes artistas de projeção nacional e internacional como Lan, Carlo Mossy e Daniel Uemura, Leo Costa, Percy, Silva Maranhão, Ágatha Moreira, bem como outros profissionais liberais.

    Cadu Dias tem fotografias publicadas em anúncios, catálogos, editoriais de algumas das principais marcas de Petrópolis e Rio de Janeiro, além de imagens veiculadas em publicações revistas reconhecidas no Brasil e no exterior. 

    Em 2011 participou como voluntário, juntamente com outros fotógrafos, do projeto "Muito Além das Lentes", no qual alunos da rede municipal de Petrópolis foram apresentados ao mundo da fotografia. E nos anos de 2013, 2014 e 2015 foi professor de Introdução à Fotografia no SENAC Petrópolis.


    Últimas