• Arte japonesa com mais de 600 anos é atração no Bunka-Sai

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/08/2018 13:41

    Um dos maiores eventos de verão no Japão, o Festival Bon Odori é conhecido por sua dança típica. Com mais de 600 anos de tradição, Petrópolis vai sentir um pouco da energia dessa festa durante toda a programação do Bunka-Sai, que vai até o próximo domingo, no Palácio de Cristal. As apresentações da dança folclórica são promovidas pela Associação Nikkei de Petrópolis e o público será convidado a vestir um yukata – o kimono de verão – e entrar na dança junto com os japoneses e descendentes. Hoje, a atração encerra a programação cultural do dia às 19h. 

    No Japão, o festival acontece entre os meses de julho e agosto, mas diferente daqui, esse é o período do verão para os orientais. “Fazemos lá sempre em dias quentes, a gente faz festa, dança. Aqui vamos fazer uma demonstração da dança e o objetivo é promover a interação. Vamos chamar o público para participar”, explica o japonês Kiyoshi Ami, presidente da associação, que, junto com a prefeitura de Petrópolis e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, são responsáveis pelo Bunka-Sai. 

    A dança do “Bon Odori” ou “Obon” também acontece na sexta-feira (03.08), às 19h; no sábado, às 14h; e no encerramento da festa, domingo, às 19h, fechando a programação do Bunka-Sai. Apesar de ser um festival que tem origem em um evento budista chamado “Urabon'e” (Festival dos Fantasmas), com a crença de que os espíritos dos antepassados voltam durante o Obon, são tocadas músicas alegres. É uma tradição entre os japoneses, com clima de jovialidade, gratidão e participação geral. 

    “Vamos conhecer um pouquinho da cultura japonesa em cada atração do Bunka-Sai. Seja na dança, na música, na comida, nas artes marciais, ou seja, é uma forma de valorizar e preservar essa cultura na cidade”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

    O Bunka-Sai conta com mais de 40 atividades, entre danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, gincanas, concurso de fotografia e Festival de Cosplay. O evento conta ainda com 10 barracas com comida típica, produtos alimentícios japoneses parar levar pra casa, doces, além de outros produtos japoneses. Nesta quinta-feira o funcionamento será de 18h às 22h, na sexta e no sábado de 10h às 22h e, no domingo, de 10h às 20h. A entrada é gratuita.

    Últimas