• Aromaterapia: tratamento alternativo na promoção da cura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/10/2019 11:48

    A aromaterapia é uma técnica que utiliza aromas para promover bem-estar físico e mental. Entre outras coisas, o tratamento promove benefícios como a melhora da qualidade do sono e do humor e redução da ansiedade e do estresse. Para alcançar os resultados desejados são utilizados óleos essenciais para a promoção de bem-estar. A prática, que é realizada como terapia complementar, surgiu na Europa no início do século XX e teve o termo publicado pela primeira vez em 1937, em um livro do químico francês René-Maurice Gattefossé.

    Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. É uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa. Quase todas as antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso de óleos, incensos e perfumes, seja na cosmética ou em rituais e sessões de cura espiritual. 

    Segundo a terapeuta integrativa Nathália Duarte, aromaterapia é uma ciência que utiliza o que existe de mais puro das plantas medicinais. Ela pode ser aplicada em todas as pessoas, independente de idade, e, em algumas culturas, é utilizada até na alimentação através de óleos essenciais, que são extraídos das flores, folhas, caule ou raízes das plantas, que posteriormente são diluídos em outro óleo ou em álcool. Eles podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, inalados, ou diluídos na água do banho. 

    “Todos os óleos são muito utilizados na prática clínica, mas temos sempre os nossos queridinhos. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é um que todo mundo conhece. Ele é um poderoso óleo com componentes químicos excelentes no tratamento de ansiedade. Já o de alecrim é muito usado para tratar queda de cabelo, oleosidade e para aumentar a concentração. Além disso, existem óleos como o gerânio que auxiliam a pessoas que desejam parar de fumar”, explicou Nathália.

    Apesar de todos os benefícios, o tratamento é individual e feito após análise do profissional. Até porque os óleos contém contraindicações variadas, por isso o uso deve ser feito só com indicação de um aromaterapeuta qualificado. O resultado do tratamento pode ser imediato ou durar alguns meses dependendo do organismo de cada um. “Cuidamos do ser humano como um todo, mas os resultados positivos no desenvolvimento emocional são sempre muito positivos”, disse Nathália.

    A aromaterapia pode ser usada em conjunto com massagens como método de relaxamento. As fragrâncias dos óleos essenciais estimulam os nervos no nariz, e enviam sinais à região do cérebro que controla a memória e as emoções. Dependendo do óleo, o resultado pode ser relaxante ou estimulante, o que pode auxiliar no combate a dor. 

    Últimas