• Área da antiga Fábrica Dona Isabel pode abrigar centro administrativo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2017 10:45

    O prefeito Bernardo Rossi, o proprietário do terreno da antiga Fábrica Dona Isabel, Ricardo Haddad, e a subsecretária estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, se reuniram ontem na Prefeitura para discutir projeto para ocupação do espaço com um novo centro administrativo municipal e um centro de convenções. 

    O projeto conceito, que serviu como base para o debate, foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini e esboça a construção do novo Centro Administrativo da prefeitura, um Centro de Convenções com arena multiuso, hotel business e estacionamento. Algumas ideias surgiram no encontro, como a instalação de um espaço destinado a micro cervejarias, área de lazer e um mercado produtor para agricultores locais. O prefeito Bernardo Rossi, acompanhado pelo vice-prefeito Baninho, deliberou que seja feito uma avaliação, para que um projeto definitivo seja elaborado.

    “As ideias para a ocupação do espaço e estruturação do projeto surgirão conforme as conversas forem se aprofundando. O modelo para viabilizarmos uma parceria público–privada (PPP), com a soma de todos os atores envolvidos, como os poderes executivo, legislativo, governos estadual e federal, é primordial para que esse desejo se concretize. Vamos, com amplo debate e transparência, avançar nessa questão”, atesta Bernardo Rossi.

    Outro ponto discutido foi a interação do projeto com as áreas no entorno do terreno, como as lojas da Rua Teresa e o shopping localizado no Alto da Serra. Somente a instalação do Centro Administrativo da prefeitura garantiria movimento de mais de 4 mil funcionários, consumindo nos restaurantes, lojas e todo comércio. A redução dos custos da prefeitura com aluguel de imóveis também foi mencionada, podendo chegar a quase 70%. “Esse seria um ganho econômico extremamente interessante para a cidade: reduzir os custos da máquina pública e movimentar a economia de forma sustentável. Vamos ampliar o debate, constituir um projeto que seja viável e agir para realizar esse projeto”, afirma Marcelo Fiorini.

    O proprietário do imóvel, Ricardo Haddad, avalia que esse primeiro contato teve um saldo positivo e disse ainda que “sem o apoio do poder público, sociedade e demais entes que têm interesse que o projeto sai do papel, fica muito árdua a tarefa. Todos devem se envolver e contribuir com ideias”.

    “O governo estadual está focado em fomentar a ocupação de grandes espaços que estão desativados. Todo esse empenho objetiva agregar a esses locais o desenvolvimento econômico e geração de emprego necessária para a cidade. A reunião foi satisfatória e traduz a vontade de todas as partes em concretizar esse projeto, que é muito importante para Petrópolis”, completa Dulce Ângela Procópio. O vereador Justino do Raio X, representando a Câmara de Vereadores, também participou do encontro.



    Últimas